Cidades & Região / Nova Andradina
Projeto de Hidroponia é desenvolvido por alunos de Nova Andradina
Flávio Cardoso de Brito
Está em evidência que a cada dia as ações do homem sobre a natureza, vêm ocasionando impactos no meio natural. Se pode observar que entre os anos de 2013/2014, o planeta vem sofrendo com as oscilações climáticas exageradas: com períodos chuvosos, frio intenso e estiagens prolongadas. Tais oscilações vêm prejudicando a agricultura, levando o homem a criar tecnologias que propiciem um ambiente adequado à cultura a ser produzida ou cultivada. Recentemente a ONU (Organização das Nações Unidas) para FAO (Alimentação e Agricultura), lançou um alerta sobre sua preocupação com a fome e a escassez de água no mundo.
A Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, vem realizando sua proposta socioambiental, através do trabalho de conscientização com seus alunos. Um projeto de hidroponia está sendo desenvolvido dentro do ambiente escolar com os alunos do segundo ano do ensino médio, sob a coordenação de seus professores. A construção da estufa com Sistema Hidropônico está sendo organizada pelos alunos, Roberto Caetano, Drielly, Luis, Pedro, Carol, Jonathan, André, Gustavo, Wilson, Caio, Danilo e Lucas. O objetivo do projeto é demonstrar aos alunos técnicas de produção de cultivo protegido e produção em pequenas áreas urbanas.
A hidroponia é o cultivo de plantas sem a necessidade de solo, onde é fornecida uma solução nutritiva balanceada com água, com todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. Dentre as vantagens desta técnica estão o rápido crescimento, plantio fora de época em ambiente protegido, melhor defesa contra pragas e insetos, rápido retorno econômico e melhor qualidade no produto final. Pode ser citado como desvantagem desta técnica, o custo inicial para a construção do sistema e a dificuldade de informações técnicas. Podem ser cultivadas em sistema hidropônico, diversas culturas (alface, morango, agrião, rúcula, cebolinha e outras). É importante ressaltar que cada cultura exige uma quantidade diferente de micro e macro nutrientes introduzidas na água.
Em Nova Andradina esta técnica ainda está sendo difundida por alguns produtores, sendo desenvolvido pela Betel e pelo produtor Marcus Anibal Senhorini, do bairro União.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






