Policiais civis realizam curso com técnicos da Enersul

Da Redação


Na manhã desta quarta-feira (6), nas dependências da Uniesp/Finan em Nova Andradina, investigadores, escrivães, peritos criminais e delegados de Polícia da DRP (Delegacia Regional de Polícia) e da URP (Unidade Regional de Perícia) de Nova Andradina, que abrange as cidades de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia e Bataguassu, realizaram curso com os técnicos da empresa concessionária de energia elétrica, a Enersul.

Segundo a Polícia Civil, o curso visa o aprimoramento do conhecimento dos policiais civis para o enfrentamento do crime de furto de energia elétrica. Esse tipo de crime sofre constante inovação e à medida que os medidores de consumo de energia elétrica são aprimorados para evitar as fraudes, os fraudadores vão criando mecanismos para corrompê-los, por isso, a atualização técnica é importante, pois habilita os policiais civis a reconhecerem as modalidades de fraude.

O Delegado Regional, Dr. André Luiz Novelli Lopes esclarece que o furto de energia elétrica equipara-se à subtração de qualquer outro bem, pois possui valor econômico e essa conduta é um crime de caráter permanente, o que significa que o beneficiário da fraude está em situação de flagrante e pode ser preso a qualquer momento, se comprovada a fraude.

Ainda segundo o Delegado, o furto de energia elétrica poderá ser enquadrado como furto qualificado, cuja pena é de 2 a 8 anos de reclusão e portanto, sujeito à prisão em flagrante sem arbitramento de fiança. “Daí, a energia barata vai custar caro ao criminoso”, frisa o Delegado Regional.

No ano de 2012 foi realizada a “Operação Apagão” na cidade de Nova Andradina e em Ivinhema, ocasião em que, houve autuação de várias unidades consumidoras, cujos beneficiários da fraude foram indiciados em inquérito policial. Desde então, o enfrentamento vem sendo feito pontualmente, mas outras operações deverão ocorrer com mais frequência, agora com a recomendação para autuação em flagrante do beneficiário, a exemplo das últimas operações policiais realizadas pela Polícia Civil em outros municípios.

Os técnicos da Enersul esclarecem que a repressão é necessária como uma das medidas para recuperar perdas de energia e que boa parte dessas perdas são ocasionadas pelas unidades consumidoras fraudadas. O pior é que as perdas são diluídas pelo consumidor final, ou seja, indiretamente o consumidor correto que paga mais por causa das perdas, sem contar os prejuízos que os cofres públicos deixam de arrecadar mensalmente com o não recolhimento do ICMS.

Com DRP/NA

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!