Unidade Móvel realiza teste rápido de HIV e Sífilis na Praça do Museu

Ação faz parte da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a AIDS e tem o propósito de ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis

Cogecom


A equipe do SAE (Serviço de Atenção Especializada) em AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina realizará testes rápidos de HIV e Sífilis gratuitos de fronte à Praça do Museu Municipal, na área central. A Unidade Móvel estará à disposição da população na manhã de sexta-feira (1) das 8h às 13h.

A ação faz parte da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a AIDS e tem o propósito de ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis. De acordo com a coordenadora das atividades do SAE, Vanessa Monteschio, “o intuito é realizar diagnóstico precoce, levar os exames para perto das pessoas, oferecer o teste à população sexualmente ativa e que nunca realizou anteriormente, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os casos positivos”, informa.

Nova Andradina é referência no tratamento dessas doenças para a microrregião, que inclui ainda atendimento dos municípios de Batayporã, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Taquarussu e Angélica. Segundo dados disponibilizados pelo SAE, em 2015, foram notificados 6 casos de HIV. No ano seguinte, 72 casos. Este ano, os casos notificados já ultrapassam 100.

Como funciona os testes rápidos nas ESFs

Normalmente, é possível fazer os exames rápidos e tradicionais de Sífilis e HIV nas ESFs (Estratégia Saúde da Família) mais perto de casa.

O teste é rápido porque o resultado sai em 15 minutos. Quem chega à unidade passa pelo acolhimento, que realiza a avaliação do risco do HIV e Sífilis, segue para a coleta da gota de sangue e passa pelo aconselhamento pós-teste, no qual faz o encaminhamento necessário e reforça a importância da prevenção.

Todos os testes são realizados de acordo com as normas definidas pelo Ministério da Saúde. Além do teste rápido, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento. Não só o diagnóstico, mas também o tratamento, é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!