Alunos do CFC Polo Nova Andradina realizam seminário sobre relações de gênero

8º BPM


Os alunos cabos que participam do curso de formação em Nova Andradina, realizaram nessa quarta-feira (24) um seminário onde debateram sobre Homofobia e Desigualdade entre os sexos.

A atividade fez parte da disciplina “Relações de Gênero e Combate a Homofobia” que busca preparar a atuação policial para a prevenção e combate à violência de gênero de acordo com a Lei 11.340/2006 e com normatizações internas da PMMS.

Durante as aulas os policiais militares estudam a compreensão das relações de gênero e da construção histórica da desigualdade entre os sexos, além de assimilar os procedimentos operacionais definidos pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para o atendimento da mulher vítima de violência e compreender as atribuições legais e morais no tocante ao atendimento aos diversos grupos sociais, enfrentando, com ações precisas, as discriminações e violências contra as comunidades GLBT.

Com a apresentação do Seminário os alunos tiveram a oportunidade de expor seus conceitos e entendimentos sobre o conteúdo, trabalhando os debates com fundamentações legais, contribuindo para a dinâmica da aula e melhor compreensão da problemática social que envolve a Homofobia e Relações de Gênero. De acordo com o instrutor da disciplina, 1º Sargento Aldo, que é mestrando em Antropologia, estes  debates enriquecem a formação dos policiais militares, pois estes atuam diretamente nas situações de violência contra a mulher e na violência originada da Homofobia, e cabe a estes profissionais a primeira intervenção no momento em que a vítima está mais fragilizada. “ Quanto mais preparados estiverem nossos policiais, um melhor serviço será prestado para a população, e as relações de gênero e combate a homofobia é um tema atual e presente no dia a dia da sociedade” destaca o Sargento.

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul busca capacitar seus profissionais de segurança pública para trabalharem com temas relacionados a relações de gênero, identidade e diversidade sexual e formas de prevenir e combater a violência contra a mulher, a homo, lesbo e transfobia durante o desempenho das atividades de polícia ostensiva preventiva, trabalhando a disciplina desde o curso de formação de Soldados, estendendo-se aos demais cursos de formação e capacitação da Instituição.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!