Governo e Sociedade Civil apresentam Diagnóstico da Cultura de Nova Andradina

A audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (15), no auditório do Paço Municipal

Cogecom


Reunindo artistas, agentes públicos e promotores de eventos culturais das iniciativas pública e privada, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio da Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Nova Andradina e a classe artística, realizou na noite desta quinta-feira (15) uma audiência pública sobre a construção do Plano Municipal de Cultura, no auditório do Paço Municipal.

À luz do Diagnóstico de Cultura, um levantamento construído em mais de 10 reuniões realizadas durante o ano de 2017, a Fundação Nova-Andradinense de Cultura elencou num extenso relatório, subsídios materiais e imateriais de todas as vertentes da música, dança, teatro, entre outras, com a colaboração efetiva de membros da sociedade civil, de amantes da cultura e das artes e das representações governamentais do município.

A audiência contou com as presenças da diretora presidente da Funac, Ana Lúcia Vasconcellos, do secretário municipal de Educação Fábio Zanata, da presidente do Conselho Municipal de Cultura Marta Frutuoso e dos vereadores Airton Castro e Quemuel de Alencar. Aberto pelo secretário de Educação Fabio Zanata, o encontro foi abrilhantado por uma apresentação do Coral Infantil da Funac regido pela professora Eunice Lucinda, posteriormente, conduzido pela diretora presidente da Fundação Municipal de Cultura.

“Democraticamente, ouvimos a sociedade e as pessoas interessadas em opinar e participar da elaboração de políticas públicas para a Cultura que indicaremos ao Plano Municipal que norteará as nossas ações e investimentos no desenvolvimento da cultura local. É muito bom saber que a sociedade civil e governo municipal estão juntos nesta construção”, considera a diretora presidente da Funac Ana Lúcia Vasconcelos, que também é artista plástica e proprietária de um ateliê no município.

O secretário Fábio Zanata destacou o papel decisivo do prefeito Gilberto Garcia neste processo, garantindo autonomia técnica e política aos agentes envolvidos. Fabio elogiou o trabalho dos colaboradores da sociedade civil e a condução competente da Funac, indicando os próximos passos rumo ao fortalecimento das políticas públicas do setor. “Com esta etapa concluída na apresentação do Diagnóstico de Cultura no município de Nova Andradina, a próxima etapa consistirá em indicar as ações são mais urgentes, no intuito de dar suporte para o Governo local consolidar suas diretrizes para desenvolver e apoiar efetivamente”, aponta o secretário.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!