Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher será lançada nesta sexta-feira

Assessoria


A Subsecretaria de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, em parceria com toda Rede de Atendimento à Mulher, irão lançar nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Campanha de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A solenidade será iniciada às 19h30, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, anexa à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, com o Laço Branco, que simboliza que nem todos os homens cometem violência contra as mulheres.
        

Todos os anos, o município de Nova Andradina realiza diversas atividades educativas e preventivas durante a Campanha de 16 dias de ativismo, e neste ano a campanha será realizada até o dia 10 de dezembro.
       

O dia 25 de novembro foi definido como o “Dia Internacional da não violência contra a mulher”, durante o 1º Encontro Feministra Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1980 em Bogotá, na Colômbia. Esta data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabel, assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana.
       

Durante a campanha, serão realizadas palestras em projetos, com objetivo de alertar aos jovens, idosos, profissionais do sexo, famílias que são assistidas pelo Programa Vale Renda, entre outros grupos, sobre a violência doméstica, seus efeitos maléficos para a família e a sociedade. “Principalmente, fazemos um alerta sobre a necessidade de se combater diariamente o comportamento violento dos homens, que se utilizam da força física ou da dependência financeira para submeter suas companheiras, esposas, namoradas ou filhas a uma vida de humilhação e sofrimento”, explica a subsecretária de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Jozeli Chulli.
       

Fazendo parte da programação, foram realizadas diversas palestras entre os dias 03 a 24 de novembro, em Nova Andradina e no Distrito Nova Casa Verde, para famílias de programas sociais e pessoas da comunidade. No dia 28 de novembro, durante a abertura do curso de Derivados do Leite, que está sendo realizado em parceria com o Sindicato Rural e Senar, será realizada palestra Violência Doméstica no Assentamento Santa Olga, com início previsto para as 19h30.
       

Dia 30 de novembro, na Câmara Municipal, serão promovidas as palestras Efetivação da Lei Maria da Penha, com a juíza da 3ª Vara Cível, Dra. Jaqueline Machado, e Projeto de Responsabilidade e Ressocialização do Homem, que será ministrada pela técnica da Coordenadoria Estadual da Mulher, e como público alvo os acadêmicos da Finan.
       

No dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids, será realizada uma passeata, em parceria com o CREAS, para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), Vigilância Sanitária e “Fim da Violência contra a Mulher”, com início às 07h30, e saída da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, em frente ao Supermercado Puga.
       

Será realizada ainda em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) uma Tarde da Beleza, tendo como público alvo recicladoras e as garis. O evento será iniciado às 13 horas, no CRAS Durval Andrade Filho, localizado na Rua Melvin Jones, 1123, e será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro.
       

E no dia 09 de dezembro, com início às 07h30, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será realizada a entrega da premiação da melhor redação com tema “Fim da Violência contra a Mulher”, através de um projeto educacional realizado pelo Rotary Club Centenário Nova Andradina, em parceria com a Subsecretaria de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, mais alunos do Ensino Médio.
       

A subsecretária de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Jozeli Chulli, convida toda população para participar dos eventos, e ainda conclama a todos que denunciem a violência contra a mulher, através do telefone 180, “porque o silêncio é cúmplice da violência”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!