Abertas inscrições para 960 vagas em cursos de graduação do IFMS

Prazo vai até domingo (26). Seleção é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

IFMS


Estão abertas as inscrições para 960 vagas em 17 opções de cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Em Nova Andradina, são 120 vagas, 40 para Bacharelado em Agronomia, 40 para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mais 40 em Tecnologia em Produção de Grãos.

As vagas são para licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o ensino médio e participado da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo nota acima de zero. As notas da edição 2019 foram divulgadas neste fim de semana.

As inscrições devem ser feitas até 26 de janeiro, diretamente na Página do Sisu. A alteração do prazo, originalmente previsto para encerrar no dia 24 de janeiro, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde dessa segunda-feira (20).

Neste ano, o site foi reformulado para facilitar a busca por cursos e vagas e permitir inscrições por meio do celular ou tablet.

Ações Afirmativas 

Metade das vagas ofertadas pelo IFMS é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

O IFMS também tem uma ação afirmativa de caráter local. Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

A opção por qualquer uma das ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição. A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição no Sisu.

O edital com todas as regras da seleção está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Cronograma 

A divulgação da primeira chamada está prevista para 28 de janeiro. O prazo para matrículas vai do dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Os candidatos não convocados em primeira chamada podem participar da lista de espera. A manifestação de interesse deverá ser feita entre 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

A lista servirá para a seleção das vagas não ocupadas após a primeira chamada.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!