Projeto para ''salvar'' Córrego do Baile foi concluído, mas ainda não saiu do papel

O projeto, segundo o comandante, já foi repassado para a Promotoria de Justiça

Da Redação


Em entrevista ao Jornal da Nova, o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), Anderson Reis, afirmou que a Prefeitura de Nova Andradina já concluiu e apresentou o projeto de contenção que visa “salvar” o Córrego do Baile, no entanto a iniciativa ainda não saiu do papel.

“A Prefeitura apresentou o projeto para contenção da água, para que ela não chegue com muita velocidade e quantidade, mas não informou se há um data para começar e nem para terminar”, pontua.

Leia também 

|Serviços emergenciais para conter erosão na região do Argemiro Ortega foram concluídos, diz engenheiro

|Prefeitura realiza serviços emergenciais para conter avanço de erosão na região do Argemiro Ortega 

|Moradores reclamam de ruas em Nova Andradina; prefeitura se posiciona

|Nova Andradina cercada por erosões deve gastar mais de R$ 5 milhões para recuperação

|PMA verifica vazamento de esgoto que atinge córrego em Nova Andradina

|Estouro de tubulação em ''matinha'' mobiliza poder público para evitar danos ambientais 

|Após denúncia, poder público se mobiliza para ''salvar'' Córrego do Baile

|Água do Córrego do Baile muda de cor em Nova Andradina 

O projeto, segundo o comandante, já foi repassado para a Promotoria de Justiça. Além disso, foram feitos novos ofícios para que, além do MPE (Ministério Público Estadual) o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) tome conhecimento e atue no sentido de recuperar os danos causados.

“Informamos essas instituições para que tomem conhecimento e solicitem a reparação de danos no Córrego do Baile, devido essa cratera de 2.500 metros, que está assoreando o córrego, causando a alteração na cor da água”, diz.

 Devido as erosões e águas da chuva que caem no Córrego do Baile, a coloração da água mudou - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

O caso vem sendo pautado pelo Jornal da Nova desde o primeiro semestre do ano passado e, aparentemente, está longe de um desfecho. Enquanto isso, o cenário segue o mesmo, com agravantes.

A reportagem apurou que a Sanesul coletou a água da tubulação que se rompeu na “matinha” do Horto Florestal e ficou comprovado após análise, que havia resíduos de esgoto sanitário sendo lançado na galeria pluvial. A Prefeitura foi comunicada e fiscaliza permanentemente, o lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem e investiga para saber qual domicílio está realizando tal ato.

Quanto ao esgoto da rua André Loyer, uma equipe do Imasul esteve in loco realizando a coleta e tentar identificar o tipo de rejeitos que estavam sendo lançados para fora da canalização e caindo na nascente o Córrego Umbaracá. Mas, por diversas vezes durante a semana, a reportagem tentou contato com o setor responsável no órgão, mas no empurra-empurra, ninguém conseguiu falar no assunto.

Já em contato com o diretor da Sanesul em Nova Andradina, ele não atendeu às ligações para comentar sobre os fatos.

 Tubulação rompida na matinha do Horto Florestal e a água foi constatada esgoto sanitário - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Outro lado

O Jornal da Nova também ouviu a Prefeitura de Nova Andradina, que se manifestou por meio da Semdi (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado).

Em nota enviada pela Cogecom (Coordenadoria Geral de Comunicação), o Executivo ressaltou que a pasta tem trabalhado “de modo intersetorial com a Seminfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e a Defesa Civil, colaborando na elaboração de estudos, diagnósticos e realização de projetos para a recuperação dos processos erosivos das Fazendas "Baile" e "São Domingos", agravados nos últimos meses na região, período que verificou-se índices pluviométricos acima da média histórica”.

 Esgoto jorrando na rua André Loyer e caindo na nascente do Córrego Umbaracá - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

“Quanto aos problemas relacionados à rede de esgotamento sanitário, serviço de responsabilidade da Sanesul, o município fiscaliza permanentemente, o lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem”, complementaram.

Por fim, a nota ressalta que “o governo municipal no confia no trabalho da Polícia Militar Ambiental no âmbito dos problemas ambientais verificados no município. Até o presente momento, os resultados das ocorrências e gestões do órgão estadual militar, sobre o rompimento das tubulações de esgoto e drenagem pluvial na matinha do Horto Florestal, como também na verificação das erosões das Fazendas "Baile" e "São Domingos", ainda já são do conhecimento da municipalidade, que está realizando os trabalhos necessários para as contenções”.

Tubulação rompida na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de responsabilidade da Sanesul - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!