Ao ver PMA se aproximando, dupla abandona barco, rifle, capivara e jacaré abatidos

Também foram apreendidos 30 redes de pesca, medindo 900 metros

Da Redação


Uma equipe de policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mundo Novo está realizando fiscalização preventiva à pesca predatória no Pantanal durante a “Operação Carnaval”. A fiscalização preventiva, iniciada no rio Miranda, na região do Passo da Lontra, no município de Corumbá, no início da operação na sexta-feira (21), entrou pelo rio Paraguai em toda a região de fronteira e chegou nesta segunda-feira (24) à foz do rio Apa e continua nesta terça-feira (25) e amanhã (26) naquela região.

No município de Porto Murtinho, os policiais avistaram dois homens em uma canoa. De longe, ao avistar os militares fardados dirigindo-se a eles, os homens pularam na água em uma pequena baía e correram pela mata, adentrando o território do país vizinho, abandonando a embarcação. No barco foi encontrado um rifle calibre 22, com três munições, uma capivara abatida e parte de uma cauda de carne de jacaré, que os infratores tinham abatido em caçada ilegal. O material foi apreendido.

Ainda na região de fronteira com o Paraguai, nas proximidades da cidade de Baía Negra (Paraguai), os policiais encontraram dois lances de redes armados. Eram 30 redes emendadas, que mediram 900 metros. Durante a retirada dos petrechos foram soltos no rio, em torno de 28 quilos de pescado que estavam vivos.

Em toda a extensão dos rios fiscalizados, os policiais ainda cortaram e retiraram 69 anzóis de galhos. A equipe continuará em fiscalização preventiva na região, pelo menos até às 12h desta quarta-feira (26), quando termina a “Operação Carnaval”. Este tipo de fiscalização é fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!