Coronavírus: Geraldo Resende diz que casos confirmados em Nova Andradina e Batayporã estão controlados

Nova Andradina tem 3 casos confirmados e Batayporã com cinco casos

Da Redação


Questionado pelo Jornal da Nova sobre o controle dos casos de Coronavírus registrados em Nova Andradina e Batayporã, Geraldo Resende, afirmou que estão controlados. Segundo o Secretário de Estado de Saúde, os contaminados são todos membros de uma mesma família e que os demais casos, são de profissionais de saúde que estavam na linha de frente do Hospital Cassems, no atendimento à idosa, de 64 anos, primeira morte confirmada pelo Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

“Dos sete profissionais, três casos foram confirmados em Nova Andradina e um em Batayporã. Já os outros 3 casos confirmados em Batayporã, são familiares, assim como os casos suspeitos e descartados”, disse.

O secretário afirmou ainda que não há nenhuma confirmação que outra pessoa tenha contraído o vírus e infectado outras pessoas. “Essas contaminações são de uma pessoa só, não temos ainda confirmação de novo caso, como por exemplo, pessoas que vieram de outros estados ou países, com isso, as duas cidades estão controladas”, frisou.

Em contato com três médicos da cidade de Nova Andradina, que preferiram manter o anonimato, as medidas de abertura do comércio são questionáveis. Segundo os profissionais, embora sejam medidas importantes para a economia da cidade, é preciso haver cautela para não gerar aglomerações. “É preciso seguir os exemplos dos supermercados que não fecharam durante o decreto municipal, mas adotaram as medidas sanitárias”, sugerem os médicos.

Outra observação dos profissionais é quanto às barreiras sanitárias nas entradas da cidade. “Já que o comércio vai ser liberado, com algumas medidas, o importante é uma barreira sanitária onde se faça um controle social de pessoas que chegam de outras cidades e estados, até mesmo de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia”, argumentam.

Saúde de Nova Andradina

Em live divulgada neste sábado (4), na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Andradina, o secretário de Saúde, Sérgio Máximiano, disse que existem 54 pessoas sendo monitoradas com possíveis sintomas do novo coronavírus.

Desde a última sexta-feira, Nova Andradina conta com uma Central de Monitoramento. A unidade vai servir para conhecer quem são as pessoas que estão em isolamento social e a situação de saúde de cada paciente.

Serão monitoradas pessoas que saíram de viagem ou que tiveram contato com pacientes infectados, mas não apresentam sintomas.

Sintomas da doença Covid-19

  • Sintomas semelhantes a gripe. Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a uma gripe ou resfriado comum.
  • Febre, tosse e dificuldade para respirar. Os sintomas mais importantes são febre (temperatura acima de 37,8 °C), tosse e dificuldade para respirar.  Na admissão hospitalar, a febre e a tosse aparecem em mais de 80% dos pacientes, enquanto a dificuldade para respirar aparece em cerca de 30%.
  • Outros sintomas também podem estar presentes. Outros sintomas presentes podem ser congestão nasal, espirros, dor de garganta, dor de cabeça, mal estar e dor no corpo.
  • Maior risco de complicação pulmonar. Nos casos mais graves, que geralmente acometem pacientes mais idosos ou com comorbidades subjacentes (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer), também pode ocorrer infecção do trato respiratório inferior e pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e óbito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!