Psicólogo comenta sobre dificuldades no relacionamento durante a quarentena

Consultório está localizado a rua 7 de Setembro, 1476 em Nova Andradina

Ana Simões


O psicólogo Carlos Augusto Corrêa Roberto Simões, comenta sobre as dificuldades que a sociedade tem enfrentado ao relacionar; quarentena, pandemia e sanidade mental. Em época de histeria, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão representarão uma segunda onda de estragos à saúde.

“Durante uma pandemia é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento”, diz Carlos que cita reações frequentes que podem acontecer.

Medo de adoecer e morrer; perder as pessoas que amamos; perder os meios de subsistência ou não poder trabalhar durante o isolamento e ser demitido; ser excluído socialmente por estar associado à doença; ser separado de entes queridos e de cuidadores devido ao regime de quarentena; não receber um suporte financeiro; transmitir o vírus a outras pessoas.

Junto com tudo isso, é normal que alguns sentimentos estejam sempre atreladas a realidade do momento, como: Irritabilidade; angústia; tristeza.

Em caso de isolamento pode-se intensificar os sentimentos de desamparo, tédio, solidão e tristeza. Entre as reações comportamentais mais comuns estão:

• Alterações ou distúrbios de apetite (falta de apetite ou apetite em excesso);
• Alterações ou distúrbios do sono (insônia, dificuldade para dormir ou sono em excesso, pesadelos recorrentes);
• Conflitos interpessoais (com familiares, equipes de trabalho...)

 O psicólogo Carlos Augusto Corrêa Roberto Simões - Foto: Divulgação

Quando questionado sobre o que podemos fazer nesse período, Carlos diz que: “O autocuidado é essencial nessa fase, as pessoas estão muito atentas com os cuidados de higiene, por exemplo, com relação a doença, mas se esquecem que o autocuidado se dá também na parte de saúde mental que é o que move todo o corpo. Por isso, eu aconselho que o tempo e a pandemia sejam usados de forma positiva”.

Algumas das formas de melhorar e usar bem o tempo;
– Criar uma rotina para atividades em casa
– Manter os cuidados pessoais
– Praticar atividades de lazer.
– Evitar excesso de redes sociais
– Procurar fontes de notícias confiáveis para se informar
– Cultivar as relações afetivas através das tecnologias, como celular para encontros virtuais.
– Dormir bem e seguir uma alimentação saudável
– Fazer algo que gere tranquilidade e relaxamento, como tomar sol no quintal
– Brincar com as crianças
– Seguir as recomendações das autoridades médicas, como lavar as mãos, higienizar alimentos, e quando indicado, manter o isolamento social dentro de casa

O psicólogo que atende pacientes de forma unissex, garante que a terapia, tanto em tempos de pandemia como sempre, traz leveza na hora de tomar decisões e de se encontrar. É uma forma de autoconhecimento.

Carlos Augusto, atende de forma online e presencial 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!