Governador assegura Campo Grande como sede da Liga das Nações de Vôlei em 2021

Fundesporte


O governador Reinaldo Azambuja assegurou, na tarde desta quarta-feira (1º), a intenção de sediar em Campo Grande-MS uma das etapas da Liga das Nações de Vôlei no ano que vem. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês), por intermédio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), já havia priorizado a Capital sul-mato-grossense para receber a competição. Os jogos ocorrerão de 4 a 6 de junho de 2021, no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o “Guanandizão”.

O chefe do Executivo estadual também reiterou o compromisso do convênio firmado junto à CBV, via Federação Estadual de Voleibol (FVMS), com repasse de R$ 1,3 milhão de recursos próprios para a realização do evento. Além do Brasil, a FIVB confirmou a participação das seleções de Polônia (atual campeã do mundo), Bulgária e China.

A edição 2020 do torneio mundial foi cancelada, no dia 8 de maio, pela FIVB em função do avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). No Brasil, Campo Grande sediaria etapa entre os dias 19 e 21 de junho, na fase de grupos masculina, com Brasil, Alemanha, Itália e Rússia em quadra. Além disso, a Liga marcaria a reabertura do Guanandizão

“Estávamos apenas esperando a FIVB confirmar a remarcação da data, mas já tínhamos convicção de que Campo Grande continuaria como sede, pela seriedade em que conduzimos todas as tratativas e o planejamento junto aos dirigentes da CBV”, frisa o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.

Assinatura do convênio foi feita em fevereiro deste ano - Foto: Chico Ribeiro/Subcom Governo MS

“O adiamento para 2021 não alterou o processo de convênio da Liga das Nações, sendo que o governador Reinaldo Azambuja nos deu tranquilidade em relação ao recurso disponibilizado e, agora, temos certeza de que Mato Grosso do Sul será palco de um evento de proporção mundial”, acrescenta Miranda.

Para o presidente da FVMS, José Amâncio da Mota, o “Madrugada”, o comprometimento do Governo do Estado foi crucial para trazer a Liga das Nações. “Durante esse ano, o governador entusiasmou muito a realização deste evento e que infelizmente não pudemos realizar devido à pandemia. Mas, mesmo assim, manteve a intenção de sediar e dará aos sul-mato-grossenses a oportunidade de acompanhar uma competição dessa grandeza”.

A Cidade Morena voltará a receber a seleção verde e amarela após 17 anos. A última vez em que o selecionado tupiniquim esteve na Capital foi em 2004, quando derrotou Portugal pela Liga Mundial (hoje, Liga das Nações) em dois confrontos, ambos vencidos por três sets a zero.

Guanandizão

A expectativa é de que o ginásio Guanandizão, com mais de 90% das obras concluídas, seja entregue em agosto deste ano. O complexo esportivo estará apto a comportar aproximadamente 20 mil pessoas durante os três dias do torneio mundial em junho de 2021. A data de reinauguração, no entanto, ainda não está prevista, em razão da disseminação de Covid-19.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!