Com tratamento inédito, paciente passa por cirurgia e elogia atendimento do HR de Ponta Porã

Teresa Alexandrina agradeceu acolhimento humanizado após realizar exame que investiga os canais pancreáticos e vias biliares e cirurgia para retirada da vesícula; Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES do MS

Da Redação


Teresa Alexandrina de Souza Luis, de 61 anos, moradora do município de Fátima do Sul, demonstrou reconhecimento à equipe multiprofissional do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, após receber alta na última semana e escrever uma carta de agradecimento. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Teresa passou pelo procedimento CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) e cirurgia para retirada da vesícula, ela agradeceu a assistência prestada pela equipe e oferta do exame que passou a ser realizado recentemente na unidade.

“Escrever a carta para homenagear a todos os profissionais do hospital foi a forma que encontrei de expressar minha gratidão. Há anos sofria com dores de vesícula e a pedra havia migrado para o fígado. Foi uma enorme felicidade conseguir fazer o exame e a cirurgia no mesmo dia”, disse a paciente que pediu auxílio de uma profissional da saúde para emitir a carta.

Desde junho o Hospital Regional de Ponta Porã passou a ser referência no procedimento de abordagem endoscópica dos canais pancreáticos e vias biliares, a CPRE. O exame tem intuito de detectar e tratar doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas, vias biliares e o canal pancreático principal.

O diretor-técnico da unidade, Antonio Martinussi, explica sobre a organização do novo fluxo que possibilitou a realização do exame e cirurgia juntos. “Organizamos o fluxo de centro cirúrgico e de profissionais para conseguirmos realizar o procedimento e a cirurgia juntos. Durante a cirurgia estão presentes endoscopista, dois cirurgiões, anestesista e disponibilizamos leitos de UTI caso o paciente necessite. Esse exame é importante, por meio dele podemos localizar e, às vezes remover, cálculos biliares presos no duto biliar. Ele também pode detectar câncer, cirrose hepática e infecções”, explicou Martinussi.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!