''Chaves sem vila'': por que a série deixou de ser exibida no mundo

O anúncio do fim da transmissão global ocorreu na última segunda-feira (3)

Da Redação


As gravações da série mexicana "Chaves" terminaram em 1980, mas a história do menino órfão que morava dentro de um barril permaneceu viva nos lares de até 91 milhões de latino-americanos por mais de 35 anos. No entanto, na última segunda-feira (3), as gerações que cresceram assistindo o programa amanheceram com a notícia do cancelamento da exibição da série por "problemas contratuais".

O fim da transmissão global no último fim de semana veio acompanhado da anúncio de que havia uma falta de acordo entre a rede Televisiva e os herdeiros de Gómez Bolaños - Chaves - pelos direitos de reprodução. Em entrevista à uma rádio, Edgar Vivar - Senhor Barriga - contou que os direitos da empresa expiraram no dia 31 de julho e não houve um consenso entre as partes para renovar o contrato. “A Televisa se recusou a pagar”, disse o ator. 

'Chaves' proporcionou 1,7 bilhão de dólares à rede Televisiva entre 1995 e 2012, graças aos direitos de transmissão, segundo a Revista Forbes. 

O pesquisador David González Hernández, do Departamento de Estudos Socioculturais do ITESO-Universidade Jesuíta de Guadalajara, afirmou que a série mexicana sintetizava as referências a pobreza dos bairros urbanos, compartilhada em todos os países latinos. 

“O programa conseguiu estabelecer as condições de uma espécie de matriz cultural para a identificação mexicana e latino-americana. Uma vila que serve de cadinho para falar sobre os arquétipos da condição de pobreza: o desempregado (Don Ramón, Seu Madruga, no Brasil), o proprietário que o persegue para cobrar seu aluguel (Senhor Barriga), o menino de rua adotada por um grupo (Chaves). Não é surpresa que alguns digam que o programa se situa em uma narrativa de ‘irmandade’ latino-americana dos anos setenta.”, resume.

A atriz Florinda Meza, viúva de Gómez Bolaños e a 'Dona Florinda' em Chaves, publicou uma série de tuítes lamentando o fim da transmissão. “É triste ver como em sua própria casa, à qual você deu milhões de dólares, é onde menos te valorizam”, disse. “Chaves é um programa de culto. Faz parte do DNA dos latinos.”, acrescentou. Com Diário do Nordeste 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!