Numesp apresenta trabalhos desenvolvidos em 2011

Assessoria


O Núcleo Municipal de Educação Especial (Numesp) apresenta os trabalhos desenvolvidos em 2011, em diversas áreas, visando atender os portadores de necessidades especiais.
       

O Numesp foi criado pelo Decreto nº 754, de 30 de agosto de 2007, com intuito de atender as Unidades Escolares pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino, nas questões que envolvem o atendimento nas Salas de Recurso, normatizado através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
        

Atualmente, a equipe que atua nesse trabalho é composta de psicopedagogas, fonoaudióloga e professores especializados na área de Educação Especial.
       

Está sob responsabilidade do Núcleo Municipal de Educação Especial atuar na avaliação técnica dos alunos com necessidades específicas, encaminhamentos para atendimentos na sala de recurso, encaminhamentos na área da saúde e assistência social, orientação pedagógica, formação continuada dos profissionais que atuam na sala de recurso, acompanhamento no atendimento itinerante e de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras), capacitação específica em Libras aberta à comunidade, encaminhamento de profissionais para avaliação no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), testes de acuidade visual e auditiva, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, orientação familiar e efetivação de parcerias com órgãos diversos.
       

De acordo com relatório, foram realizadas avaliações em 123 alunos, nas zonas urbana e rural, encaminhamento de 39 alunos para Sala de Recurso Multifuncional, seis alunos encaminhados para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizados 384 testes de acuidade visual, 769 testes de acuidade auditiva, 17 trabalhadores incluídos no mercado de trabalho, 147 alunos participantes de capacitação em Libras, 12 familiares de surdos receberam capacitação em Libras, entre outras ações desenvolvidas.
       

O Numesp ainda realizou 261 encaminhamentos para a Secretaria de Saúde, para atendimento em diversas especialidades. A entidade conta ainda com a parceria da Escola de Educação Especial Raio de Sol, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Funcraf, e Centro de Atendimento ao Surdo (CAS).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!