Não foi dessa vez: reabertura do Paraguai após covid-19 não inclui cidades de fronteira com MS

Mas comerciantes da região não aceitam ficar de fora e esperam reabrir portas até final de setembro

Midimax


As medidas anunciadas pelo governo paraguaio, em protocolo que deve ser assinado com o Brasil, não inclui Pedro Juan Caballero nesse momento. A informação é do ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni. Segundo ele, a minuta do acordo “gradual, parcial e temporária” está praticamente pronta e deve beneficiar inicialmente Ciudad del Este e Foz de Yguazú.

Leia também

|Shopping China anuncia reabertura de portas nos próximos dias

 

Conforme a proposta das autoridades paraguaias, o turista brasileiro de compras pode entrar no lado paraguaio e sair no mesmo dia, em horário determinado e vice-versa, com relação ao paraguaio que cruzar a fronteira para ir a Foz de Yguazú.

Segundo o presidente da Câmara dos Empresários de Ciudad del Este e Alto Paraná, Carlos Jara, os turistas brasileiros também terão que demonstrar compromisso com a lei e assim garantir o andamento normal da reabilitação da passagem de fronteira.

Como será uma abertura gradativa, nem todos vão conseguir passar, segundo publicou o ABC Color. “Peço-lhes, por favor, que respeite os termos do protocolo. Se não obedecermos e começarmos a invadir, a ponte fechará novamente. Que se inscrevam na hora certa, que voltem na hora”.

Sobrevivência

Entretanto, com a esperança de reativar a economia na fronteira, comerciantes de Pedro Juan Caballero acreditam que essa fala do ministro da Saúde pode ter sido equivocada e não aceitam a exclusão.

“Conseguimos sobreviver até agora, mas ninguém aguenta mais. Se reabrirem em Ciudad Del Este terão que fazer o mesmo aqui também”, disse ao “Jornal Midiamax”, o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Victor Barreto.

Segundo ele, a aplicação do protocolo anunciado pelo governo paraguaia é bem mais fácil de ser feita entre as duas cidades gêmeas (Pedro Juan Caballero e Ponta Porã). “Esses termos já foram bem estudados por aqui e entendemos não haver dificuldades em coloca-los em prática aqui na nossa região”, afirmou Victor.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!