Coronel da PM é nomeado presidente do ICMBio

Lorencini atuava como presidente substituto desde a saída de Giorge Cerqueira, que também é coronel


O coronel da Polícia Militar Fernando Cesar Lorencini foi nomeado novo presidente no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A nomeação foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (22), com assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.

A efetivação de Lorencini no cargo já era esperada pelo menos desde o início do mês de setembro. No dia 21 de agosto, o governo exonerou o coronel Giorge Cerqueira da presidência do órgão, responsável pelo gerenciamento de unidades nacionais de conservação.

Lorencini era Diretor de Planejamento, Administração e Logística do instituto desde abril de 2019. Ele atuava como presidente substituto desde a saída de Giorge Cerqueira, outro coronel.

O novo presidente estudou direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Antes de assumir as funções no Ministério do Meio Ambiente, foi chefe de gabinete e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana da capital paulista.

Lorencini também está entre os policiais envolvidos no massacre do Carandiru. Em 1992, 111 detentos foram mortos devido a uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo. De acordo com reportagem da "Folha de S.Paulo" de 1997, o futuro presidente do ICMBio não respondeu por homicídio, mas por lesão grave contra um dos presos envolvidos na chacina.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!