Ação nas unidades de saúde marca encerramento da campanha Novembro Azul

Ascom/PMB / Imagens: PMB/Divulgação
27/11/2020 07h00

No encerramento da programação alusiva à campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizou nesta quarta-feira (25) um momento de informação e conscientização sobre a saúde integral do homem.

 

Para essa atividade, que aconteceu nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) em horário alternativo já que muitos homens não conseguem acessar as unidades durante o expediente, foram ofertados serviços como consulta médica, avaliação odontológica, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C; e aferição da pressão arterial.

 

Conforme avaliação médica, o paciente que apresenta algum sintoma ou possua histórico familiar da doença foi encaminhado para a realização do exame de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático).

 

A mobilização foi realizada obedecendo todas as medidas de prevenção para a propagação do novo coronavírus, como distanciamento, uso de máscaras e álcool 70%.

 

Ao longo do mês, cada unidade de saúde programou ações estratégicas que abordaram a saúde masculina de forma integral e não somente a questão do diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que tem maior índice entre o público masculino.

 

Segundo a secretária de Saúde, Marcela Leite, mais uma vez os homens responderam positivamente à Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata: Novembro Azul. “Mais uma vez foi muito positivo o envolvimento de todos na ação. Percebemos muito interesse dos homens nessa campanha, que além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce quebrou tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelo público masculino, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal)”, afirmou.

 

A Gestora ressaltou ainda que mais do que facilitar o acesso aos serviços de saúde, a iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância do cuidado com o próprio corpo. “Agradeço a participação de todos, pois todo nosso esforço de trabalho só vale a pena se a população aderir às nossas ações. De forma especial, estendo meus agradecimentos às equipes que sempre se engajam para cumprir com sucesso nossas programações”, finalizou Marcela.



Comunicar erro




VEJA MAIS