Polícia Militar dá início a mais um Curso de Formação de Sargentos

Da Redação / Imagens: Polícia Militar/Divulgação
13/01/2021 07h04

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciou na última segunda-feira (11), mais um Curso de Formação de Sargentos da PMMS, do QPPM  (Quadro de Praças Policiais Militares).

 

Os 252 Alunos Sargento matriculados foram apresentados no CEFAP (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças), onde funcionará o curso na modalidade semipresencial, com previsão da carga horária em 1.020 horas-aulas. As principais disciplinas são: Direito Penal e Penal Militar; Direito Constitucional e Administrativo; Legislação Policial-Militar; Procedimentos Administrativos; Leis Penais Extravagantes e Segurança Pública; Uso Diferenciado da Força; Educação Física e Saúde; Armamento e Munição; Policiamento Ostensivo Geral; Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário; Policiamento Ambiental; Preservação de Local de Crime; Tiro Policial; entre outras.

 

O curso de Formação de Sargentos da PMMS busca dotar o Cabo PM dos conhecimentos profissionais necessários à ocupação do cargo e ao exercício das funções próprias da graduação de Sargento PM, preparando-o para as diversas demandas exigidas no cumprimento da sua missão constitucional, considerando que sua dimensão operacional está voltada para a proximidade e parceria com o cidadão e a sociedade.

 

Os alunos são oriundos de diversos municípios do Estado: Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã, tendo como essência do curso a proatividade de seus integrantes, através da pronta-resposta e ações efetivas, que levem segurança à população sul-mato-grossense.

 

O foco principal da formação está voltado ao aprimoramento de métodos, procedimentos técnicos, atitudes e valores em cada aluno, estimulando um melhor aproveitamento do processo da educação, com ênfase ao desenvolvimento das competências básicas para executar o serviço policial militar.

 

Os novos Sargentos, que ascenderão funcionalmente da função de Cabo, exercerão diversas novas atribuições, entre elas o comando de viaturas e escrivão de Sindicâncias e Inquéritos Policiais Militares. A promoção na carreira policial militar é um ato administrativo e tem a finalidade de preencher, seletivamente, as vagas em claro ao grau hierárquico superior, a fim de assegurar o fluxo regular e equilibrado nos diferentes quadros da Instituição.



Comunicar erro




VEJA MAIS