Primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano

Linha do tempo mostra enfrentamento da pandemia no país

Agência Brasil


O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo adotou medidas para mitigar o efeito da doença na economia, como linhas de crédito para as empresas, e enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial, direcionado à população mais vulnerável.

Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra covid-19 avançaram e tornaram real a possibilidade de imunizar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.

Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretam toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval é cancelado para evitar aglomerações.

Dia 3 de fevereiro de 2020

O Ministério da Saúde declara a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.

Dia 26 de fevereiro de 2020

O Brasil identifica seu primeiro caso, um cidadão de São Paulo que havia viajado para a Itália.

Dados de ontem a noite

O país registrou 1.541 mortes nas últimas 24 horas e soma agora 251.498 óbitos por covid-19 no total, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta (25). São 65.998 novos casos e o número de casos totais está em 10.390.46. Os recuperados no país são 9.323.696.

O país chega agora a 36 dias seguidos com média de mortes acima de mil pessoas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!