Rede de esgoto avança nos bairros de Deodápolis

Jardim Bastos, Jardim Nossa Senhora da Conceição, Jardim Estrela de Ouro, Jardim Deodápolis e parte do centro, são os bairros contemplados com a rede da Sanesul
Sanesul / Imagens: Divulgação
25/04/2021 10h00
Pelo menos cinco bairros mais a área central estão recebendo a rede de esgoto e terão ligações autorizadas em breve / Imagens: Divulgação

Entre os municípios que receberam obras de saneamento do Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está Deodápolis. A Sanesul está ampliando a cobertura da rede de esgoto na cidade. Os bairros contemplados são o Jardim Bastos, Jardim Nossa Senhora da Conceição, Jardim Estrela de Ouro, Jardim Deodápolis e parte do centro.

 

“Nosso município está crescendo e nós buscamos o desenvolvimento com responsabilidade, oferecendo sempre a infraestrutura básica para que os moradores tenham qualidade de vida e possam formar a sua família e manter seu negócio. Temos fornecimento de água para todos, agora buscamos a universalização da rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico. Com previsão de novos loteamentos para moradia é preciso garantir o saneamento nessas áreas, mantendo o crescimento ordenado e com todas as condições necessárias para as famílias que querem morar na nossa cidade”, comentou o prefeito Luiz Valdir Sartor que esteve na empresa para programar uma próxima etapa de investimentos.

 

Atualmente, a Sanesul está executando 9,9 km de estrutura para coleta do esgoto doméstico dos imóveis e mais 600 ligações. A Sanesul viabilizou recursos próprios para garantir que essas obras fossem executadas, o valor é de R$ 1.350.900,00.

 

“Umas das preocupações da empresa é fazer a rede de esgoto e de água sempre no início do projeto, por isso é bom ter essa parceria com a prefeitura que nos traz as demandas para que a nossa equipe possa ajustar os recursos e cronograma.

 

O ideal é que o saneamento seja prioridade nas cidades em razão de ser um trabalho complexo e perfurar o solo. O saneamento é essencial para a saúde pública e precisa ser planejado para que seja feito da forma correta”, disse o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

 

Segundo a prefeitura, um novo loteamento está sendo entregue em breve, e mais dois loteamentos estão em fase de estudo de viabilidade. Todos deverão ter a rede de esgoto disponível para que o morador faça a ligação.

 Prefeito de Deodápolis está acompanhando as obras de esgotamento e viabilizando mais obras para novos loteamentos - Foto: Divulgação

“Nosso objetivo é construirmos juntos um novo pacote de obras para o próximo semestre utilizando bem a geologia da cidade e garantindo que Deodápolis tenha um crescimento saudável seguindo as diretrizes nacionais do saneamento básico”, explicou o prefeito.

 

“O Governo do Estado e a Sanesul estão trabalhando pela universalização do esgotamento sanitário, direcionando todo esforço necessário para atingir essa meta nos próximos cinco anos. Não temos dúvida de que Deodápolis vai chegar a cem por cento de cobertura muito rápido”, finalizou o diretor presidente.

 

Reabilitação da ETE

Em 2019, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Deodápolis foi reabilitada pela Sanesul, um investimento de R$ 555.120,00 em recurso próprio, para potencializar o tratamento do esgoto doméstico da cidade.

 

Após o término das obras de infraestrutura, os moradores são comunicados pela Sanesul autorizando a ligação do imóvel na rede de coleta da empresa. 



Comunicar erro




VEJA MAIS