Secretaria de Saúde define horário especial para a realização de exames de Covid-19 no Laboratório Municipal

Cogecom / Imagens: Jornal da Nova
19/01/2022 17h17
Laboratório Municipal / Imagens: Jornal da Nova

Para evitar aglomerações, a partir desta quinta-feira (20), o Laboratório Municipal de Nova Andradina estará realizando exame de Covid-19 em horário especial.

 

Segundo a Portaria 1/2022, que será publicada no Diário Oficial, o período das 9h às 10h30 e das 13h às 15h está reservado ao atendimento dos seguintes grupos com Sintomas Gripais:

  • Gestantes e puérperas; Crianças de até 05 anos de idade; Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; Profissionais de saúde em atividade; Profissionais de segurança pública em atividade; Pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; Portadores de condições de saúde crônica: Cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartos, revascularizados, arritmias);
  • Pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderado /grave, DPOC); Doença renal crônica; Diabetes mellitus; Pessoas com alto grau de imunossupressão (Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

 

Para fazer o exame será necessária solicitação médica ou do enfermeiro especificando de qual grupo pertence, cartão sus ou CPF.

 

Atendimento às pessoas com sintomas gripais nas Unidades Básicas de Saúde (ESFs)

As ESF’s estarão atendendo às pessoas com sintomas gripais em dois horários: às 9h e às 15h. Exceto ESF Centro atendimento das 10h e às 16h.

 

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos pacientes para não irem antes deste horário, para não aglomerar com as demais patologias.

 

Pacientes atendidos no período da manhã pelo médico/enfermeiro da ESF que tiverem solicitação/ encaminhamento para a realização do exame de Covid deverão procurar o laboratório no período da tarde do mesmo dia.

 

Da mesma maneira, os atendidos no período da tarde procurar o laboratório no dia seguinte no período da manhã.

 

Atenção para quem já tem pedido de exame: quem já tem a solicitação médica ou do (a) enfermeiro (a) para a realização do exame e não se enquadra nos critérios acima não serão atendidos com o exame.



Comunicar erro




VEJA MAIS