Nova-andradinense participa da produção de filme independente sobre Dislexia

O filme \"Lição de Casa\" está sendo produzido no Rio Grande do Sul e desenvolverá um material didático em relação aos direitos e necessidades de pessoas que possuam alguma limitação seja física ou seja intelectual

Luis Gustavo, Da Redação


Natural de Nova Andradina, a produtora de filmes Rachel Campos participa do primeiro longa-metragem da história do cinema latino a tratar da Dislexia. O filme "Lição de Casa" está sendo produzido no Rio Grande do Sul e desenvolverá um material didático em relação aos direitos e necessidades de pessoas que possuem alguma limitação seja física ou seja intelectual. 

A obra foi desenvolvida utilizando como pano de fundo, a amizade entre um menino com Dislexia e uma menina cega, sendo que ambos tentam se ajustar ao sistema de ensino onde algumas pessoas estão completamente despreparadas. 

O intuito é despertar a conscientização a respeito da importância de que o sistema educacional abrace todas as pessoas que dependam de uma atenção especial. Além disso, parte da história do filme se dará durante a pandemia do Covid-19 e abordará os anseios e problemas que o mundo se deparou durante este período.

Através do longa-metragem, totalmente independente, a equipe da qual Rachel faz parte pretende levar o nome do Brasil para festivais no mundo todo, visto que a obra é o primeiro filme produzido no Brasil que trata da Dislexia. O filme está sendo gravado na cidade de Porto Alegre, sendo a maioria das filmagens na Vila Mapa, uma das zonas mais marginalizadas da capital gaúcha.

 

Aos 38 anos, Rachel é formada em fisioterapia, porém, foi no ramo audiovisual onde ela mais se sentiu acolhida e útil diante de um projeto tão importante.

"Perdi minha audição aos três meses de vida e nunca consegui me sentir parte de qualquer contexto dentro do mundo em que sempre vivi. Há três anos uma amiga me incluiu em uma série de projetos que tem o objetivo de apoiar causas sociais e dar voz às pessoas em situação de vulnerabilidade", contou Rachel em entrevista ao Jornal da Nova.

A nova-andradinense também explicou que existe um grande monopólio do audiovisual no Rio Grande do Sul, onde apenas um grupo muito pequeno domina o mercado arrecadando grandes lucros, enquanto outros nunca conseguem viabilizar seus projetos.

"Nós temos um projeto, e iniciamos as filmagens 'na cara e na coragem', sem recurso algum. Estamos pagando as despesas de transporte e comida através de pequenas doações de familiares e amigos, mas para a quantidade de diárias que necessitamos gravar, a quantidade arrecadada não chega a 8% do que é necessário. Todos nós estamos trabalhando sem remuneração, unicamente com o propósito de abraçar esta causa. O preço altíssimo do transporte está dificultando muito nossa batalha para poder seguir com a produção do filme", ressaltou a produtora.  

 

O filme tem previsão de estreia ainda neste semestre. 'Lição de Casa' é produzido e dirigido por Joice Oliver e Juli Torquato.

Acompanhe os bastidores do filme "Lição de Casa" nas redes sociais: Instagram Facebook.

Qualquer valor em doações será bem-vindo e para contribuir com essa causa, pode ser por meio de PIX: 97.552.136/0001-46 (CNPJ-Catrina Films).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!