Sessão fúnebre na Câmara marca adeus à Deco

Elaine Paes


A Câmara de Nova Andradina realizou na tarde desta terça-feira (06), sessão fúnebre para prestar uma homenagem póstuma ao ex-prefeito Durval Andrade Filho (Deco), falecido na segunda-feira, vítima de pneumonia.Iniciada com a participação do coral do Projeto Conviver, a Sessão Fúnebre marcou o reconhecimento a uma das figuras políticas mais importantes de Nova Andradina, e considerada pelas autoridades presentes um dos nomes do qual “o desenvolvimento da região se sustenta”.

Através de moção de pesar encaminhada à família de Deco, os vereadores da Câmara apontaram a grande figura pública que Deco representa para Nova Andradina. Manifestando profundo pesar, os vereadores destacaram que Deco é uma das reservas morais do município,  e que seu nome está na alma da cidade.

A trajetória de Deco também foi enaltecida na Câmara. Retireiro na fazenda Primavera em 1951, Deco se estabeleceu em Nova Andradina em 1967. Entre os vários papéis desempenhados pelo pioneiro, ele atuou como escriturário na serraria da fazenda Primavera, como administrador na Fazenda Baile e coordenador da Xavante Agropecuária. “Um dos principais alicerces da colonizadora Moura Andrade em Nova Andradina e região”, como trata a moção de pesar apresentada na Câmara aos familiares.

Falando em nome da família, José Marcio Andrade, filho de Deco, falou do orgulho da família em ter no pai um exemplo de servir. “Meu pai nasceu para servir, não para ser servido. Somos gratos pelo exemplo, trabalho, pela vida construída em seus 84 anos na terra”, disse o filho em tom de agradecimento.

Para o presidente da Câmara, Adriano Palopoli, Durval Andrade Filho é exemplo de abnegação, de doação, de amor à família nova-andradinense. “Deco deixa um legado de homem público que tinha cuidado com a coisa pública e uma grande preocupação com os mais humildes. Deco sempre foi uma liderança que reunia as pessoas, de influência positiva e à frente de seu tempo. Superou dificuldade física levando a sua mensagem a todos”, mencionou Adriano.

Acompanharam a Sessão Fúnebre os vereadores Vicente Lichoti, Glauco Lourenço, Marcio Costa, Antonio Tomaz, Marião da Saúde e Zé Bugre, a Deputada Estadual Dione Hashioka, o prefeito Gilberto Garcia, o diretor presidente da Agepan, Roberto Hashioka e o padre Angelo Gaio, além da comunidade de Nova Andradina, que compareceu em peso na solenidade.

Com as bênçãos do Padre Ângelo, a sessão foi encerrada marcada pela emoção da comunidade nova-andradinense, que perde um de seus maiores ícones políticos.

Durval Andrade Filho foi vereador por três mandatos, vice-prefeito e prefeito de Nova Andradina.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!