Cidades & Região / Nova Andradina
Prefeitura intensifica fiscalização dos locais de descarte para os resíduos sólidos
Assessoria
A Prefeitura Municipal de Nova Andradina realizará fiscalização intensiva nas áreas de descarte inadequado de resíduos da cidade. O descarte inadequado de resíduos sólidos é um problema comum à maioria dos municípios brasileiros. Em Nova Andradina, o problema se manifesta com mais força na periferia da cidade, especialmente à margem de rodovias, terrenos baldios e erosões. A população das áreas onde estes resíduos são descartados e pessoas com maior consciência ambiental têm acionado com mais frequência as autoridades, cobrando solução para esses problemas.
Este trabalho segue também as diretrizes da Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, mencionando as formas adequadas de descarte de resíduos e as obrigações de cada cidadão no gerenciamento de resíduos sólidos. Isso faz com que cada cidadão que utilizam os fretes de carroceiros e caçambas sejam co-responsáveis pelo descarte deste material, pois muitos contratam o serviço e não sabem o local que o lixo está sendo levado, contudo também estão incorrendo em desacordo com a lei, pois há locais adequados e todos devem orientar e exigir dos prestadores de serviços que seja realizado o descarte correto. A lei também cita a questão da logística reversa, estabelecendo que alguns resíduos sólidos devem ser devolvidos aos fabricantes para que sejam novamente processados ou recebam destinação adequada.
Esta lei federal estabelece ainda a responsabilidade compartilhada entre fabricantes (empresas), poder público e população na destinação adequada dos resíduos sólidos (lixo).
A ação de fiscalização da Prefeitura tem como propósito a redução do descarte inadequado de resíduos sólidos, bem como a orientação aos infratores e a população dos locais e formas adequadas de descarte.
Os principais tipos de resíduos e as formas de descarte adequado estão relacionados abaixo:
- Poda de Galho: Deverá ser encaminhado ao depósito de galhos localizado na Rua André Loyer, chácara 34, no cruzamento com a Rua Melvin Jones, Bairro Vila Operária. Os resíduos de poda são triturados tornando-se matéria prima para fornos e caldeiras.
- Resíduos Industriais (cavacos metálicos e serragens): podem ser vendidos à empresas de sucatas ou reciclados.
- Entulho de Construção: Deve ser encaminhado à Rua André Loyer, chácara 34, cruzamento com a Rua Melvin Jones, Bairro Vila Operária. Os entulhos são utilizados em obras rodoviárias, tampando buracos e arrumando estradas.
- Lixo doméstico: A Prefeitura Municipal de Nova Andradina realiza a coleta diária de resíduos e todo o material é encaminhado ao aterro controlado.
- Móveis e eletrodomésticos inservíveis: móveis podem ser reutilizados ou recuperados. Eletrodomésticos podem ser vendidos e entregues à empresa de reciclagem.
Para mais informações, procurar a Secretaria de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, pelo telefone 3441-3664, ou através do e-mail meio.ambiente@pmna.ms.gov.br.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





