Cidades & Região / Nova Andradina
Corinthians e São Paulo duelam para espantar clima turbulento
Redação
Corinthians e São Paulo ainda não perderam no Campeonato Paulista, mas estão pressionados por tropeços inesperados na última rodada. Às 17 horas (de Brasília) deste domingo, no Pacaembu, os rivais irão se encontrar não apenas com o objetivo de terminar a sétima rodada na liderança, mas também de ampliar a estabilidade.
Alvinegros e tricolores fazem campanhas idênticas até aqui: quatro vitórias, dois empates e 14 pontos conquistados. Ninguém ostenta aproveitamento melhor nesta edição do torneio estadual, mas perder o primeiro clássico da temporada pode ter consequências desagradáveis para ambos.
Para o Timão, que na quarta-feira cedeu uma igualdade por 1 a 1 ao Mogi Mirim mesmo jogando com um homem a mais, o Majestoso tem contornos continentais. A equipe alvinegra entra em campo pensando também na partida de quarta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Será o passo inicial para mais uma tentativa de faturar a tão sonhada Libertadores.
Até por isso, três importantes titulares serão preservados. O meia Alex e os atacantes Emerson e Liedson não enfrentarão o rival para amenizar o desgaste e em seus lugares entram Jorge Henrique, Willian e Elton. O lateral direito Alessandro e o zagueiro Chicão, que não jogaram no meio de semana, retornam nas vagas que foram ocupadas por Welder e Wallace. Já o meia Douglas, ainda sem totais condições físicas, ficará no banco de reservas.
"Os jogos se fundem. O desempenho contra o Mogi aumenta a expectativa para o clássico, que gera confiança para o jogo da Libertadores e depois para o São Caetano (no sábado seguinte, novamente pelo Paulistão, quando apenas reservas serão escalados). Um jogo está grudado no outro", raciocina o técnico Tite.

Já o Tricolor, que decepcionou sua torcida ao empatar na quinta-feira com o Comercial, também por 1 a 1, segue focado somente no Estadual, mas pode prejudicar a adaptação de seus novos reforços em caso de vacilo diante de um adversário que costuma ser indigesto.
"O Corinthians é como o São Paulo, entra para vencer em qualquer partida e qualquer campeonato. Pode parecer repetitivo, mas o clássico é um campeonato à parte para todos nós. Temos a obrigação de vencer o Corinthians e eles têm a obrigação de vencer a gente. Temos que entrar ligados", comentou o zagueiro Rhodolfo, que segue como capitão.
Os históricos oponentes duelaram três vezes em 2011. Na primeira delas, em março, Rogério Ceni marcou seu centésimo gol e abrilhantou a vitória por 2 a 1 pelo Paulistão. No Campeonato Brasileiro, porém, a alegria mudou de lado. No primeiro turno, o Corinthians venceu por 5 a 0 e abalou as estruturas do rival no último encontro entre eles no Pacaembu. Na segunda metade do torneio, o empate por 0 a 0 foi considerado um divisor de águas por Tite na luta pelo pentacampeonato.
Agora reformulado e com Emerson Leão no comando técnico, o São Paulo aposta em dois dias de refúgio no Centro de Formação de Atletas de Cotia para voltar ao Pacaembu e sair com a vitória e com a manutenção da liderança no Estadual - terminou a última rodada empatado em pontos com Corinthians e Palmeiras, mas superior nos critérios de desempate.

Rogério Ceni (cirurgia no ombro), Luis Fabiano (lesão na coxa) e Fabrício (recuperado de tendinite no tornozelo, mas sem ritmo de jogo) permanecem fora. Em relação ao time que empatou com o Comercial, as novidades serão os retornos de Wellington e Piris. O volante foi poupado para evitar o terceiro cartão amarelo, enquanto o lateral direito paraguaio se recuperou de contratura na coxa e está apto para voltar na vaga do zagueiro improvisado João Filipe.
A dupla de ataque segue sendo formada por Lucas e Willian José, sendo que este já marcou quatro gols na competição. A única dúvida está mesmo na manutenção do losango de meio-campo com Wellington, Cícero, Maicon e Jadson. Os dois últimos, principalmente Maicon, desagradaram ao treinador na última rodada. Assim, Casemiro e Denilson podem aparecer no time titular.
FICHA TÉCNICA CORINTHIANS X SÃO PAULO
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Data: 12 de fevereiro de 2012, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto
Assistentes adicionais: Luiz Flavio de Oliveira e Leandro Bizzio Marinho
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Willian e Elton
Técnico: Tite
SÃO PAULO: Denis; Piris, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Casemiro (Maicon), Cícero e Jadson; Lucas e Willian José
Técnico: Emerson Leão
Gazeta Esportiva
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





