Papa Bento 16 promove 22 religiosos a cardeal

Redação


O papa Bento 16 elevou neste sábado(18), 22 clérigos católicos ao cargo de cardeal. Entre os novos cardeais da igreja está o brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos nove "ministérios" do Vaticano.

Com 64 anos, ele poderá participar da escolha de um novo papa quando o atual morrer. Dos 125 cardeais que agora têm direito a voto no conclave, 6 são brasileiros.

Outros quatro cardeais do país têm mais de 80 anos, o que impedem de participar da votação. Na nova lista, Aviz também é o único latino-americano.

O papa entrou na Basílica de São Pedro a bordo de uma plataforma móvel e foi ajudado por dois assistentes para chegar ao altar para presidir a cerimônia.

Bento 16 também promoveu a cardeal arcebispos de Nova York, Praga, Hong Kong e Toronto, bem como os chefes de escritórios do Vaticano.

Com as nomeações, Bento 16, que foi eleito em 2005, já escolheu mais de metade dos "cardeais eleitores". A cerimônia aconteceu no momento em que vazamentos de documentos internos alegam má gestão financeira no Vaticano.

Folha
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!