O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado ao Grêmio na manhã desta quinta-feira como grande aposta do clube para voltar a conquistar títulos nacionais relevantes, algo que não ocorre desde a Copa do Brasil de 2001. Ao lado do novo comandante, o presidente Paulo Odone não mediu palavras para elogiar Luxemburgo.
"Pelo seu currículo e pelo o que fez no futebol brasileiro, o Vanderlei já está apresentado a todos nós. Nós decidimos juntos que não era hora de uma aposta, e o Vanderlei não é uma aposta, ele é uma convicção de nossa diretoria", afirmou Odone, que revelou que já havia tentado a contratação de Luxemburgo no final do ano passado, quando ele estava no Flamengo.
Se mostrando animado para trabalhar pela primeira vez no futebol do Rio Grande do Sul, Luxemburgo prometeu recolocar a equipe gaúcha na disputa por grandes conquistas e já estabeleceu a sua principal meta, que é idêntica àquela que tinha no ano passado, pelo Rubro-Negro carioca: classificar a equipe à Copa Libertadores da América do ano que vem.
"A minha obrigação profissional é colocar o Grêmio na Libertadores. O Grêmio tem que participar das maiores competições da América do Sul. Vou realizar a parte que me cabe e concluir o projeto com o Grêmio na Libertadores", afirmou Luxemburgo, que tem contrato com o Tricolor até o final do ano. O time gaúcho terá três chances de alcançar o objetivo: ganhando a Copa do Brasil, a Sul-Americana ou terminando o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados. A ideia é disputar o principal torneio sul-americano no ano de inauguração da Arena.
Mesmo focado na busca por uma vaga na Libertadores, Luxemburgo faz questão de valorizar o Gauchão: "ganhar um Campeonato Gaúcho pelo Grêmio tem uma importância muito grande. Temos a mania de depreciar, não de enaltecer, mas eu não vejo desta forma". Caso conquiste o Gauchão, Luxa terá em seu currículo títulos nos estaduais de Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.
Vanderlei Luxemburgo chega ao Olímpico em um momento de transformação positiva no ambiente do clube. O Grêmio iniciou um princípio de crise com a demissão do técnico Caio Júnior, mas a vitória e a atuação consistente no Gre-Nal desta quarta-feira trouxeram uma nova injeção de ânimo ao elenco e torcedores. Sua estreia na casamata gremista ocorrerá provavelmente no domingo, contra o Caxias, pela semifinal da Taça Piratini.
A vitoria por 2 a 1 sobre o Internacional no Beira-Rio mereceu elogios do novo treinador gremista: "dou os parabéns ao time pela atuação de ontem. Foi um jogo de alto nível, e a atitude foi fundamental para ganhar. O Grêmio se impôs e jogou no estádio adversário", analisou.
Gazeta Esportiva
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





