Cidades & Região / Nova Andradina
Campanha de doação de medula óssea mobiliza estudantes da Finan
Elaine Paes
A FINAN (Faculdades Integradas de Nova Andradina) realizou Trote Solidário em recepção aos novos calouros na última semana. Em parceria com o Núcleo Hemoterápico de Nova Andradina, a fim de cadastrar novos doadores de medula óssea, a instituição mobilizou estudantes, funcionários e colaboradores a realizar o cadastro no banco de dados. Ao todo, 218 voluntários foram registrados.
“A campanha é de grande importância, pois a doação é a única esperança para muitos pacientes. A probabilidade de um receptor encontrar uma medula compatível é uma em 100 mil, e doenças como leucemia só podem ser curadas com o transplante”, explicou a técnica em laboratório, Isoldina Sueli de Melo Marques.
Segundo Isoldina, não é comum instituições de ensino aderirem a campanhas. “Este é o segundo ano que a Finan é parceira. Nestas duas edições foram mais de 420 doadores”, afirma.
Segundo o diretor da FINAN, Henrique Barros, a instituição é parceira devido à grande movimentação de estudantes no local. “Os jovens estão mais dispostos a doar, e a instituição de ser parceira, já que primamos também pela formação cidadã e solidária de nossos acadêmicos”, expõe.
Voluntária da campanha, Quedma Nair Chaves, acadêmica do curso de Produção Sucroalcooleira, contou que, é preciso ter consciência de que a doação pode salvar vidas. “É muito importante participar de ações como esta, pois não sabemos se amanhã seremos nós quem vamos precisar”, questiona ela.
Segundo o diretor do Banco de Sangue de Nova Andradina, Osmar Monteiro de Faria, o evento tem a intenção de aumentar o banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, para que a chance de encontrar pessoas compatíveis seja estendida, já que no município foram registradas duas pessoas compatíveis.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





