Ícone de Nova Andradina, Dona Mércia é mulher de expressão do município

Elaine Paes


Quem freqüenta o Supermercado Paraíso a conhece bem. Dona Mercedes Bertelli Alves, mais conhecida como Dona Mércia é o “coração” do empreendimento. Basta entrar no supermercado para ser bem recebido por ela, que se dedica não só a esta tarefa, mas a inúmeras outras. Em meio a perguntas para esta entrevista, Dona Mércia fazia a reposição de mercadorias e lembrava de muitas histórias vivenciadas no município. “Tem uma senhorinha que sempre vem ao mercado e que me pede, quando viajo, para deixar uma foto bem grande minha aqui”, fico muito feliz, pois sei que esse carinho é verdadeiro”, conta ela.

Esta é apenas uma das histórias de Dona Mércia, que se orgulha de ter inúmeros clientes ainda da época do Armazém Paraíso, fundado há 34 anos em Nova Andradina. “Sempre digo que Deus colocou não apenas uma mão sobre isso aqui, mas as duas mãos”, diz ela, que religiosa, pede as bênçãos diariamente para os familiares, colaboradores e clientes que freqüentam o Paraíso. “Tenho um cliente que brinca e diz que sou benzedeira. Aí questionei, mas por que benzedeira? Ele me respondeu que roda, roda, mas sempre volta pro Paraíso”, conta ela, rindo do episódio e ao mesmo tempo orgulhosa por ter fidelizado clientes desde o início do empreendimento.

Mas investir em Nova Andradina foi uma atitude audaciosa de sua parte. Segundo ela, muitas surpresas foram feitas ao marido, Antonio Alves para se estabelecerem em Nova Andradina. Ela conta que, nas primeiras compras foi necessário pedir dinheiro emprestado aos irmãos. Hoje, a realidade é outra, a empresa familiar emprega cerca de 100 pessoas nas duas unidades: a central, localizada na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade e a filial, na avenida Ivinhema. “Aqui na empresa, além de clientes que estão conosco a muitos anos, também temos funcionários que nos acompanham”, refere-se ela à colaboradora Vânia, há 20 anos no Paraíso, ao gerente de recebimento de mercadorias, Jurandir Rodrigues, há 34 anos e o gerente Gilberto, há 25. “Somos uma família”, afirma.

Dona Mércia também conta que os clientes a questionam sobre o porquê de se dedicar a empresa. “Muitos me dizem que não preciso trabalhar, mas tenho paixão pelo Paraíso. É um sentimento muito forte, um trabalho que vem sendo desenvolvido por muitos e muitos anos, sempre com honestidade”, emenda.

Já no final da entrevista, Dona Mércia falou da felicidade em morar em Nova Andradina. “Conheço Nova Andradina desde os meus 17 anos, e afirmo que sou a segunda pessoa que mais ama Nova Andradina, pois o primeiro é o Nando Moura Andrade”, fala ela.

Todo esse carisma rendeu a Dona Mércia o reconhecimento público da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com o título de cidadã sul-mato-grossense; o título de cidadã nova-andradinense, concedido pela Câmara de Nova Andradina e o prêmio Expressão Mulher. Um ícone do município, ela é uma digna representante da mulher batalhadora, mãe, esposa,profissional, nesta data que marca o Dia Internacional da Mulher.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!