Projeto de Marcio Costa institui 'teste do olhinho'

Assessoria


Num Projeto de Lei do vereador Marcio Costa, aprovado pela Câmara Municipal de Nova Andradina, os recém-nascidos no município, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, poderão contar com o Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho.

Segundo o vereador, trata-se de um exame muito simples, rápido e indolor, que pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito e outras patologias oculares.

Pelo projeto, a realização do exame é obrigatória nos recém-nascidos em maternidade e serviços hospitalares da rede pública e privada, conveniados ou não ao Sistema Único de Saúde. O exame, segundo o autor do projeto, será realizado seguindo orientações técnicas de pediatras e de oftamologista responsável no ato do nascimento da criança.

Marcio Costa defende a realização do exame, apontando a importância e relevância da proposta. “A Organização Mundial de Saúde está em campanha para, até 2020, diminuir a cegueira no mundo, uma batalha que o Brasil também precisa travar e Nova Andradina precisa emcampar”, menciona.

Para os oftalmologistas, o exame é essencial e deve ser realizado na hora do nascimento pelo próprio pediatra que avalia o bebê. Durante o teste, é usada uma fonte de luz para que se observe o reflexo que vem das pupilas. Caso haja uma assimetria, isso indica que pode existir um problema.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!