Ronaldinho recorre à Justiça por R$ 40 milhões e deixa o Flamengo

Redação


Após muitas polêmicas, Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Flamengo. A apagada passagem do jogador pela equipe carioca chegou ao fim nesta manhã, quando o meia entrou na Justiça contra o rubronegro.

O jogador cobra R$ 40.177.140,00 do clube na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. O valor é referente a 12 meses de previdência, fundo de garantia e cinco meses de direitos de imagem.

Gislaine Nunes, advogada do jogador, oficializou a rescisão contratual junto à CBF nesta tarde. Assim, o campeão da Copa do Mundo de 2002, que não treinava na Gávea desde segunda-feira, estará livre para assinar com qualquer outra equipe.

A advogada confirmou o fato em entrevista ao canal SporTV. "Ele teve o contrato rescindido judicialmente. Tudo correu de forma tranquila, como esperávamos", revelou, admitindo que ainda há espaço para um recurso do Flamengo, apesar de não existir mais vínculo entre clube e jogador.

Um título, críticas e muitas polêmicas
Tomado pela expectativa dos torcedores em verem de perto um dos maiores ídolos recentes da história do futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho foi recebido no Flamengo no dia 12 de janeiro de 2011, quando aproximadamente 20 mil pessoas se espremeram na Gávea para ver o ídolo de perto. A festa organizada pelo clube dava início a uma nova era no futebol brasileiro e recolocava o País no mercado das grandes transferências internacionais. No entanto, o que restou após está fatídica quinta-feira foi a frustração de ver o camisa 10 conquistar apenas um título estadual, marcar 28 gols em 74 partidas disputadas e colecionar polêmicas durante os quase 17 meses que esteve vestindo as cores rubro-negras.

No final de 2010, o atleta não passava por um bom momento no Milan, o que atraiu o interesse de Flamengo, Palmeiras e Grêmio, clube que revelou o atleta para o futebol mundial. A negociação foi conduzida por seu irmão e empresário, Roberto Assis, e se arrastou durante semanas, encerrando-se apenas em janeiro de 2011.

O atleta chegou a parecer muito próximo de um acerto com os concorrentes de Porto Alegre e São Paulo, mas acabou oficializando a sua transferência para o Flamengo após um acordo entre o seu irmão e a presidente carioca, Patrícia Amorim. A atitude do jogador revoltou a torcida gremista, que viu a diretoria tricolor demonstrar plena confiança em sua contratação e levar caixas de som para aguardar a chegada do meia ao Olímpico. Após o constrangedor episódio, Assis viu seu nome ser envolvido em diversas críticas e acusações por parte dos gaúchos. Os dirigentes alegavam que o empresário havia feito um leilão pelo jogador e enganado o clube.

Depois da festa que mobilizou a massa flamenguista em sua apresentação, Ronaldinho foi integrado ao elenco rubro-negro e passou a ser treinador pelo então técnico Vanderlei Luxemburgo. Sob a batuta do treinador, o meia balançou as redes pela primeira vez na sexta rodada do Campeonato Carioca, em partida vencida por sua equipe pelo placar de 3 a 2, diante do Boavista.

Ronaldinho Gaúcho marcaria o seu gol mais importante pelo clube neste Estadual, na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista. O triunfo garantiu ao time o título da Taça Guanabara e credenciou a equipe a participar da grande decisão do torneio. Entretanto, o derradeiro confronto não foi preciso, já que o Flamengo também venceu a Taça Rio em 2010. Este foi o único troféu erguido pelo meia durante toda a sua passagem pelo RIo de Janeiro.

Com o término dos estaduais, o ex-camisa 10 do Barcelona começou o Brasileiro como a grande estrela da competição e conseguiu corresponder às expectativas depositadas sobre si no início do campeonato. Sua principal participação na competição foi a atuação de gala contra o Santos na vitória por 5 a 4, na Vila Belmiro, onde marcou três gols. Sua atuação deu esperanças à torcida de que o jogador pudesse voltar à fase áurea pela qual passou na equipe catalã.

No entanto, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar e o jogador passou a se envolver em uma série de polêmicas, principalmente no relacionamento com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador chegou a pedir o afastamento de Ronaldinho após o armador ser avistado com uma mulher na concentração do Flamengo, mas quem acabou demitido foi o próprio comandante.

O rendimento de Gaúcho foi caindo até culminar na má fase do início deste ano, quando fez parte das eliminações da equipe na primeira fase da Copa Libertadores e nas semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em seu último jogo pelo Flamengo, Ronaldinho viu a equipe abrir 3 a 1 sobre o Internacional, no Engenhão, e cede o empate após uma fraca atuação no segundo tempo. Substituído pela primeira vez desde que entrou em campo pelo Rubro-Negro, o atleta ouviu uma vaia que há muito tempo não era direcionada a um único jogador no estádio e não esboçou qualquer reação diante da atitude tomada pelos presentes nas arquibancadas.

No final, com problemas pessoais pelo delicado estado de saúde de sua mãe e com o Flamengo devendo boa parte de seus vencimentos, o jogador chegou a um consenso com o seu irmão Assis e optou por entrar na Justiça para reaver os bens que não foram recebidos ao longo de sua passagem pelo clube. De quebra, Ronaldinho ainda exigiu a rescisão imediata de seu contrato e teve a liminar concedida pela vara especializada em direitos trabalhistas. Sem deixar saudades em grande parte dos rubro-negros que presenciaram sua curta trajetória pelo clube, o armador passará a enfrentar uma longa batalha judicial contra seu ex-time, mas fica livre para negociar com outros clubes a partir desta quinta-feira.

Gazeta Esportiva
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!