Barragem se rompe e distrito de MG é esvaziado

Band


Bombeiros procuram possíveis vítimas após o rompimento de uma barragem na cidade de Mariana, centro de Minas Gerais. De acordo com a prefeitura, existe a suspeita de que pessoas estão soterradas.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 teriam morrido e 45 estariam desaparecidas.

Por volta das 19h, o Hospital Monsenhor Horta informou que uma pessoa morreu e há outros feridos na unidade.

A Barragem de Fundão, que pertence a mineradora Samarco, rompeu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5). Em nota, a mineradora disse que "está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente". 

A empresa pediu ainda que os moradores do distrito de Bento Rodrigues, distante 23 quilômetros de Mariana, esvaziem o local com urgência. Equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Defesa Civil e da Guarda Municipal já estão no local.

Em conversa com o “Brasil Urgente”, o prefeito da cidade de Mariana, Duarte Júnior, confirmou o ocorrido e relatou preocupação. “A lama que desceu [com o rompimento da barragem] tomou conta do entorno. Estamos preocupados porque a escola do distrito fica na parte de baixo e estava tendo aula. Estamos angustiados porque não temos informações de como estão as pessoas que estavam lá”. Duarte afirmou que helicópteros do estado foram enviados para o local para tentar entender o que houve.

Há menos de um ano, o rompimento de uma barragem de restos de minerais da Mineradora Herculano, em Itabirito, na região central de Minas, deixou três operários mortos.

Íntegra da nota da mineradora Samarco: 

A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).


A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência.  


Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!