Leia a coluna de Roberto Costa

*Roberto Costa


Histórico I – O radialista, advogado, ex-vereador e ex-deputado estadual, Alcides de Jesus Peralta Bernal, filiado ao Partido Progressista, inseriu no seu currículo o cargo de ex-prefeito de Campo Grande.

**

Histórico II – Bernal foi sacado do cargo de administrador campo-grandense com base nas denuncias formuladas por Luiz Pedro Guimarães e Raimundo Nonato de Carvalho, que não são “santos”.

**

Histórico III - Após dez horas de julgamento, Alcides Bernal foi cassado pela Câmara Municipal de Campo Grande na noite dessa quarta-feira (12).

**

Histórico IV – Bernal foi condenado nas nove denúncias, em todas elas com 23 votos favoráveis à perda do mandato, por conta de irregularidades em contratos firmados com as empresas Salute, Mega Serv e Jagás.

**

Histórico V – Somente quando a sentença foi proferida, ou seja, a perda do mandato era fato consumado, foi que Bernal ficou sabendo que não valera a pena “dar milho aos pombos”.

**

Histórico VI – O vice, ou melhor, o ex-vice Gilmar Olarte, também do PP, foi investido no cargo de prefeito na manhã dessa quinta-feira (13), em solenidade bastante concorrida.

**

Histórico VII – Olarte promete realizar um governo de coalizão, assegurar a participação de todos os partidos com representação na Câmara Municipal. Agindo assim é possível que ele tenha tranquilidade para administrar.

**

Histórico VIII – É preciso que Olarte tenha um “dentista” como Chefe de Gabinete para examinar de forma bastante acurada “o tamanho da boca de cada um dos interessados em compor com sua gestão”.

**

Histórico IX – Por ser evangélico, Olarte sabe muito que “a César o que é de César”. O problema é que em se tratando de política “trinta moedas” não representam nada quando se é voraz.

**

Histórico X – A ascensão de Olarte ao cargo de prefeito de Campo Grande transforma o presidente da Câmara Municipal, Mário César, do PMDB, em sucessor imediato do novo administrador campo-grandense.

**

Nova leitura I – A posse do novo prefeito, se porventura ele não cometer os mesmos pecados de Bernal, pode mudar por completo o rumo político em relação à sucessão do governador André Puccinelli.

**

Nova leitura II – É sabido de que para a presidenta Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores), que está busca do segundo mandato, é muito mais importante ter em Brasília um senador aliado...

**

Pré-candidato – O ainda comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, é mais um nome que o eleitor terá à disposição para compor a futura Assembleia Legislativa.

**

Hediondo I - Na Semana da Mulher, a bancada feminina da Câmara obteve uma vitória em Plenário. Todos os partidos votaram a favor da emenda da bancada que mantém o regime de prisão fechada para o devedor de pensão alimentícia.

**

Hediondo II – Roubar dinheiro da merenda escolar, dos aposentados, das crianças, da educação, da saúde, da infraestrutura, entre outros delitos, não são merecedores do mesmo tratamento. Um brinde aos mensaleiros!

**

Millôr Fernandes – “O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade.”

**

*Radialista e jornalista, com atuação efetiva em canais de comunicação, como rádios, TVs, sites e jornais. Reside e trabalha em Campo Grande.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!