Após denúncia, poder público se mobiliza para ''salvar'' Córrego do Baile

PMA faz levantamentos no local onde água já chegou mudar de cor; Prefeitura e Sanesul também se manifestaram

Da Redação


Após denúncia veiculada recentemente no Jornal da Nova, sobre mudança na coloração da água do Córrego do Baile, diferentes setores do poder público se manifestaram sobre o caso, garantindo que tomarão providências para “salvar” o local. 

A mudança na cor foi registrada há de mais de 60 dias e já foi verificada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã, que faz os levantamentos necessários para encaminhar à Promotoria de meio ambiente. 

Leia também

|Água do Córrego do Baile muda de cor em Nova Andradina 

Durante as averiguações, foi constado que uma parte da nascente, localizada na Fazenda São Domingos, foi prejudicada em decorrência de uma grande erosão, fazendo com que o barro caia em um canal que leva direto ao córrego. 

Segundo os proprietários, já há muitos anos foi feita uma anuência com o município para que fossem construídos piscinões, visando que a erosão fosse sanada, porém, até o momento, nada foi feito. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura afirmou que “está elaborando o projeto para contenção desta erosão, existente há quase uma década. Após a conclusão desta fase de elaboração do projeto, o governo municipal irá captar os recursos necessários para a sua execução”.

 Água do córrego mudou de cor - Foto: Jornal da Nova

Já o gerente da Sanesul em Nova Andradina, Jair Ribeiro, afirmou que a empresa executou “medidas paliativas, desviando a tubulação para um outro ponto do córrego para evitar que o esgoto fique a céu aberto, então ele está sendo direcionado para o córrego e para a nascente”.

Em relação à coloração e ao odor, ele destacou que “não são características do resíduo da estação do tratamento de esgoto. É proveniente de várias contribuições de águas servidas que vão das galerias da cidade para o leito do córrego”.

“A Sanenul tem uma equipe que faz constantemente vistorias no emissário — que pega o esgoto da estação e leva pelo córrego. Hoje cerca de 15% do esgoto de Nova Andradina cai no córrego, todo o esgoto da cidade cai no córrego após passar pela estação de tratamento”, completou. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!