Operação em Nova Andradina prendeu três ''cabeças'' do PCC

Ação foi deflagrada nesta quinta-feira (22), com 100 policiais civis nas ruas

Luis Gustavo, Da Redação


A Polícia Civil, através das delegacias de Polícia Civil de Batayporã e Taquarussu, deflagrou nesta quinta-feira (22), as operações “Collimatus” e “Texas Livre”, respectivamente e prenderam, três pessoas que eram os “cabeças” de uma facção criminosa denominada PCC (Primeiro Comando da Capital), que atuavam na compra e venda de drogas, extorsão, tribunal do crime, furtos e roubos. 

Em Nova Andradina, foi preso Rodrigo Ramos dos Santos, de 34 anos, conhecido como “Macaco”, sua área de atuação era na Cidade Sorriso.

Um dos mandados foi cumprido Estabelecimento Penal Masculino Regime Fechado de Nova Andradina, contra Leocir Maraschin, de 29 anos, o “Léo” que está preso desde o dia 8 de agosto passado, devido ao descumprimento de medidas cautelares, ele foi preso pela Força Tática. Leocir é quem comandava o crime no distrito de Nova Casa Verde.

Já em Batayporã, a liderança, segundo as investigações, apontava para Alexsandro de Matos da Silva, conhecido como, “Sandro Benzedeira” ou “Kasuri”, preso durante a ação.

Leocir Maraschin, de 29 anos (Casa Verde) e Rodrigo Ramos dos Santos, de 34 anos (Nova Andradina) - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Leia também

|Polícia Civil realiza maior operação contra o crime organizado em Nova Andradina

|''Macaco'' é um dos alvos preso na operação da Polícia Civil em Nova Andradina

|Operação da Polícia Civil combate crime organizado em Nova Andradina

 

Segundo Filipe Davanso Mendonça, delegado Titular da Delegacia de Batayporã, a operação teve início em janeiro deste ano, quando uma quantidade razoável de drogas foi apreendida em Batayporã. “Demos início a uma investigação para apurar onde o grupo criminoso atuava na cidade. Com o decorrer das averiguações, descobrimos que o grupo de Batayporã era apenas um "braço", de uma organização que atuava em todo o Vale do Ivinhema”, explica o delegado ao Jornal da Nova.

Foram realizadas várias diligências investigativas que culminou na identificação de mais de 36 pessoas que atuavam na organização, em mais de sete cidades da região.

Alexsandro de Matos da Silva, conhecido como, “Sandro Benzedeira” ou “Kasuri” (Batayporã) - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Operação “Collimatus”

“Ontem, em Batayporã, foram presas seis pessoas com prisão preventiva e outras duas em flagrante, com armas de fogo e drogas, além de quatro outros mandados de busca e apreensão cumpridos”, explana Mendonça.


Na cidade de Nova Andradina foram cumpridos nove mandados de prisão, sendo que cinco deles estavam soltos e quatro já se encontravam detidas. Além da apreensão de dois adolescentes infratores e um terceiro menor nesta sexta-feira (23).

Houve também a prisão de três indivíduos em Dourados e dois em Campo Grande.

A operação contou com apoio da Delegacia de Anaurilândia, onde foram cumpridos dois mandados de prisão de pessoas que gerenciavam o esquema naquela localidade.

Segundo o delegado, a atividade principal dos envolvidos é o tráfico de drogas e associação criminosa, contudo, identificou-se também duas torturas praticadas, três crimes de extorsão e um cárcere privado.

Filipe Davanso Mendonça, delegado Titular da Delegacia de Batayporã - Foto: Jornal da Nova

“Sandro Benzedeira” seria o chefe da organização em Batayporã, “Macaco” em Nova Andradina e no distrito de Nova Casa Verde, o líder já se encontrava preso, identificado por “Leo”.

“Os líderes da organização incitam os integrantes a praticarem furtos e planejarem roubos, se dedicando exclusivamente às atividades criminosas”, finaliza o delegado de Batayporã, ressaltando que o próximo passo é relatar o inquérito policial e encaminhar ao Poder Judiciário.

Operação Texas Livre 

“A operação “Texas Livre” teve início em outubro de 2018, quando começamos os procedimentos investigativos relacionados ao tráfico de drogas em Taquarussu”, comenta Caio Leonardo Bicalho Martins, delegado Titular de Taquarussu.

Conforme o delegado, posteriormente foi aumentando a investigação e os investigadores perceberam pontos em comum com a operação “Collimatus”, realizada exclusivamente em Taquarussu, pois viram que indivíduos estariam atuando em todo o Vale do Ivinhema e por essa razão, optaram em unir as operações e desencadeá-las juntas.

Foram seis mandados de prisão, um no presídio de Dourados, um no presídio de Nova Andradina, três em Taquarussu e um encontra-se foragido. Cinco mandados de busca e apreensão.

Caio Leonardo Bicalho Martins, delegado Titular de Taquarussu - Foto: Jornal da Nova

“Um braço da organização criminosa trabalhava em Taquarussu no tráfico de drogas e recrutamento de novos integrantes. A Polícia Civil tem mais dois alvos que são simpatizantes, mas não são efetivamente membros”, frisa.

“A Polícia Civil de Taquarussu desarticulou os principais integrantes na cidade e agora quer evitar que essa organização se prolifere no município”, finaliza Caio.

Operação

Ação deflagrada nesta quinta-feira (22), teve a participação, simultânea, de aproximadamente 100 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães de Polícia Judiciária, lotados nas Delegacias de Polícia Civil de diversas cidades do Estado, dentre elas: Batayporã; Taquarussu; Nova Andradina; Ivinhema; Angélica; Santa Rita do Pardo; Anaurilândia; Bataguassu, Regional de Fátima de Sul, Regional de Três Lagoas; Regional de Naviraí; Regional de Dourados; além das Delegacias Especializadas: DERF (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos), GARRAS (Grupo Armado de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros), DEFRON (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) e DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

A operação aconteceu em Nova Andradina, distrito de Nova Casa Verde, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia, Dourados e Campo Grande.

 

Nomes da operação

Conforme informações, Collimatus, originário do latim, significa colimar, alinhar. Ressaltando, a forma de agir da Organização Criminosa, que atua de forma linear, demonstrando estrutura e divisão de tarefas bem definidas.

A operação intitulada como Texas Livre, originou-se do nome dado as festividades que comemoram a emancipação do município de Taquarussu. Reforçando, o combate da polícia ao tráfico de drogas e crime organizado.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!