Durante operação contra o tráfico de aves, homem é preso em Novo Horizonte do Sul

PMA e Ibama flagrou suspeito com espingarda e munições

Da Redação


PMA (Polícia Militar Ambiental) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) prenderam, na noite de sexta-feira (13), um homem, de 32 anos, residente em Novo Horizonte do Sul, com uma espingarda calibre 28, com quatro munições deflagradas e duas intactas. Ação aconteceu durante “Operação Bocaiúva I”, naquele município.

Segundo a PMA, o homem, que estava numa motocicleta, durante abordagem disse que foi buscar a arma que lhe pertence em um assentamento, mas a desconfiança é de que ele praticaria caça ilegal na região. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado por porte ilegal de arma.  

Operação Bocaiúva I

A PMA e o Ibama, como no ano passado, no período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.) estão realizando operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio. Nesta primeira fase, a “Operação Bocaiúva I” envolve 43 policiais e fiscais e foi iniciada na quinta-feira (12), no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista, que depois da retirada das aves, mesmo quando se apreendem, os problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.

A região principal do problema de tráfico de papagaio e que é monitorada é basicamente a que constitui os municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, porém, a operação está sendo realizada em todo o Estado, como em 2018, quando houve redução na retirada de filhotes de papagaios no Estado.

Nesta operação, com foco principal a evitar a retirada, ninhos estão sendo monitorados e fechadas as saídas do Estado com bloqueios, especialmente, nas saídas para o estado de São Paulo, que é o destino principal registrado dos filhotes de papagaios traficados em Mato Grosso do Sul.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!