''No trânsito, dê sentido à vida''

*André Henrique de Deus Macedo


A Semana Nacional de Trânsito acontece no Brasil todos os anos de 18 a 25 de setembro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações realizadas pelos órgãos do sistema nacional de trânsito interagindo com a população. Em seu artigo 1º, § 2º “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotarem as medidas destinadas a assegurar esse direito”, o CTB resume a importância da adoção de ações preventivas e repressivas para tornar o trânsito mais seguro para todos.

Completando o ideal, o CTB traz no artigo 1º, §5º “os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente”. O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, fica claro o recado para ações que priorizem a redução do número de acidentes e principalmente que ocasionem perda de vidas.

Aqui em Nova Andradina, a Polícia Militar vem priorizando as ações preventivas e repressivas de forma a tornar o trânsito um ambiente mais tranquilo e seguro. Importante lembrar que o trânsito é formado por diversos atores e que todos possuem seu grau de responsabilidade, sendo eles: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Cada um devendo respeitar as regras de trânsito vigente e o espaço dos outros.

As relações no trânsito têm muita semelhança com o grau de educação e convivência que as pessoas demonstram no dia a dia com o agravante que o desrespeito pode gerar consequências gravíssimas. As normas gerais de conduta e circulação são um verdadeiro manual de educação e respeito nas relações no trânsito, basta esclarecer que a inobservância terá como consequência a infração que será disciplinada cominando medidas administrativas e penalidades.

Algumas condutas, pela periculosidade apresentada, ultrapassam a esfera administrativa sendo considerados crimes, o que eleva a necessidade de prevenção e cominam sanções mais graves aos infratores. São condutas que agridem de forma mais intensa a sociedade. Entre elas podemos citar a embriaguez ao volante, ação esta que se denota pela ingestão de álcool ou qualquer outra substancia que altere a capacidade psicomotora da pessoa e coloca em risco a coletividade de uma forma mais gravosa, como podemos confirmar em casos de acidentes que resultam em mortes ou em lesões corporais gravíssimas.

É objetivo, orientação e ordem do comando do 8º Batalhão de Polícia Militar a intensificação das ações preventivas e repressivas na região do Vale do Ivinhema. Esse fato pode ser visualizado no trabalho que vem sendo realizado principalmente no município de Nova Andradina com o lançamento no mês de maio do Programa Trânsito Seguro, que têm como condão ações sistemáticas de fiscalização, prevenção e orientação.

Já é possível colher frutos positivos conforme se depreende da mudança já observada principalmente em relação aos motoristas pelo uso mais constante do cinto de segurança. Outro fator importante é a fiscalização de condutores para averiguar se estão devidamente habilitados para conduzir veículos automotores. Essas ações são fundamentais para o aumento da segurança e fluidez do trânsito em nossa cidade.

Esse trabalho somente foi possível porque há policiais militares extremamente capacitados e dedicados para realizar essa modalidade de policiamento. Por isso é dever de justiça ressaltar que as diretrizes do comando somente prosperaram, pois encontraram eco principalmente nos profissionais: Tenente PM Marcos, Cabo Oliveira Júnior, Soldado PM L. Barros, Soldado PM Roberley, Soldado PM Iara e Soldado PM Marta. Policiais militares vocacionados, responsáveis e extremamente capazes, que abraçaram a ideia, arregaçaram as mangas e se colocaram a frente dessas importantes ações.

Todo o efetivo está de parabéns, mas especificamente sobre o tema trânsito os policiais militares supracitados são merecedores de minhas continências e meu respeito, pois o trabalho que fazem especificamente na fiscalização de trânsito é fundamental para salvar vidas e prevenir que muitos cidadãos e cidadãs tenham sequelas em razão dos acidentes sofridos.

Não estamos satisfeitos, ainda há muito a ser feito. Consideramos elevado o número de acidentes (mês de agosto foram 25 em Nova Andradina), temos muito a caminhar na educação no trânsito, mas é fato que Nova Andradina está na direção certa para diminuir cada vez mais o número de acidentes.

Cada cidadão é responsável por também garantir um trânsito mais seguro, humano e de qualidade. Basta que respeite as regras de trânsito no âmbito de suas rotinas. Seja o pedestre, o ciclista, o motociclista ou o motorista. Faça sua parte, exerça a sua cidadania e dê exemplo de comportamento.

A Polícia Militar está de sinal de verde para escolas, empresas, clubes de serviço, órgãos públicos e comunidade em geral para realizar orientações, palestras e divulgar dicas de segurança e respeito ao trânsito.

Vamos tirar o tema do papel é colocar em prática: “No trânsito, dê sentido à vida”.

*Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!