Fundação estadual de fomento à pesquisa seleciona 13 projetos do IFMS

É o maior número de propostas selecionadas em Mato Grosso do Sul. Estudantes de seis campi receberão bolsas da Fundect para desenvolver projetos de pesquisa em diferentes áreas

IFMS


Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a instituição que tem o maior número de propostas selecionadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) para concessão de bolsas a projetos de Iniciação Científica Júnior. Ao todo, 13 propostas foram contempladas na chamada pública 06/2019. No ano passado, nove projetos da instituição foram selecionados. 

A diretora-executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), Caroline Aires, explica que, com o auxílio dos coordenadores de Pesquisa e Inovação nos campi, é feito um trabalho para incentivar os professores do IFMS a buscar fomento externo.

"Quando é aberta uma chamada pública, incentivamos a participação. É mais uma oportunidade para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos, o que gera um impacto positivo em nossos estudantes”, explica Caroline.

Nesta chamada pública da Fundect, serão concedidas 130 bolsas de estudo, no valor de R$ 100,00 mensais cada, por um período de 12 meses, para que alunos do ensino fundamental, médio e/ou profissional de escolas públicas desenvolvam os trabalhos, sob a orientação de um professor vinculado a uma instituição superior de ensino. 

Cada projeto selecionado poderá indicar de três a dez estudantes para participar, além dos professores coordenadores.

Para a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Campo Grande, Marta Luzzi, uma das professoras que tiveram projetos selecionados pela Fundect, a participação em chamadas externas valoriza o estudante e o trabalho docente.

“Temos exemplos de estudantes que, utilizando recursos das bolsas, se organizaram e conseguiram comprar o primeiro computador para trabalhar no projeto. Além disso, as avaliações externas têm um sentido de contribuição. São um reconhecimento da seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido no IFMS”, explica a coordenadora.

Projetos 

Foram selecionados projetos dos campi Nova Andradina (5), Naviraí (3), Campo Grande (2), Ponta Porã (1), Dourados (1) e Coxim (1). A lista completa pode ser conferida ao final deste texto.

Um dos projetos que conquistaram o incentivo da Fundect - “Caracterização climática de Mato Grosso do Sul usando o método de Thorthwaite (1948) e suas aplicações na agricultura” - é desenvolvido no Campus Naviraí. A pesquisa caracteriza o clima nos 79 municípios do estado, o que auxilia nas decisões de produtores rurais sobre os melhores momentos para plantio, aplicação de insumos e colheita.

Outra proposta contemplada é o projeto “Núcleo de Animação e Roteiro (NuAr)”, do Campus Campo Grande, que une Informática e Língua Portuguesa para que estudantes produzam vídeos. Os participantes ainda compartilham suas experiências com a comunidade por meio de oficinas.

Iniciação Científica 

Além da busca por recursos externos, o IFMS oferece periodicamente incentivo para a realização de projetos de pesquisa.

No ciclo 2018-2019 da iniciação científica, foram investidos mais de R$ 564 mil para o desenvolvimento de 178 projetos de pesquisa. Parte dos 405 estudantes envolvidos com os estudos recebeu bolsas, cujos recursos são provenientes do orçamento próprio do IFMS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o ciclo 2019-2020 da iniciação científica, foram selecionadas 211 propostas de projetos de pesquisa com a participação de 497 estudantes do IFMS. Desse total, 218 serão contemplados com bolsas.

 

Projetos do IFMS aprovados pela Fundect em 2019

Título

Orientador

Campus

Implementando Alternativas Tecnológicas no Esporte e no Ensino da Educação Física na Escola.

Fabrício Cesar de Paula Ravagnani

Campo Grande

Rádio pedagógica no IFMS ?pod?: análise da oralidade em espanhol como língua estrangeira no ensino técnico integrado ao médio a partir da produção de podcast.

Márcio Palácios de Carvalho

Nova Andradina

Caracterização climática de Mato Grosso do Sul usando o índice de umidade de Thornthwaite (1948) e o balanço hídrico de Thornthwaite e Mather (1955)

Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido

Naviraí

Elaboração de Protótipo de Hidroponia NFT de Baixo Custo

Daniel Zimmermann Mesquita

Naviraí

Lixo Eletrônico e Educação Ambiental: Uma Proposta de Cartilha Interativa Digital

Claudio Zarate Sanavria

Nova Andradina

Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS Campus Campo Grande - NUAR

Marta Luzzi

Campo Grande

As Desventuras de Deméter: Escola e desigualdade de gênero

Fabrícia Carla Viviani

Ponta Porã

Fazenda Agronômica: avaliação de um jogo lúdico na formação do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMS

Grazieli Suszek

Nova Andradina

Desenvolvimento de um controlador robótico baseado na teoria de controle voltado a competições de robótica

Guilherme Terenciani

Naviraí

MOLIMS: Mosaico Linguístico e Identitário do Sul de Mato Grosso do Sul

André Matsumoto

Dourados

Estudo da Helmintofauna de ovinos no setor de ovinocultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do sul - Campus Nova Andradina - MS

Paulo Teixeira

Nova Andradina

Robô de conversação para educação alimentar e nutricional

Felícia Ito

Coxim

Produção de mudas de três espécies nativas do cerrado cultivados em diferentes substratos

Élcio Santos

Nova Andradina

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!