Traficantes são surpreendidos com escada subindo em árvores para retirada de filhotes de papagaios

O flagrante foi da Polícia Ambiental e Ibama na região de Ivinhema

Da Redação


Durante a “Operação Bocaiúva”, as equipes de Policiais Militares Ambientais e fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estão conseguindo manter os papagaios nos ninhos monitorados. Ao conhecer a forma de agir dos traficantes, principalmente de aliciamento de assentados, funcionários de fazendas, entre outros, para fazerem a retiradas dos filhotes e depois comprarem, ninhos, principalmente os que sofreram violações no ano passado estão sendo monitorados e toda a região de tráfico está com equipes em trabalhos preventivos de bloqueios e nas propriedades e assentamentos rurais.

Ontem (29) no final da tarde, equipes que estavam em uma propriedade rural, no município de Ivinhema, orientando às pessoas sobre os problemas relativos ao tráfico e fazendo monitoramento de ninhos em várias árvores de bocaiúva da fazenda que continham ninhos, avistaram de uma estrada vicinal a cerca de dois quilômetros, dois indivíduos com uma escada de alumínio subindo em árvores de bocaiúva para retirar os filhotes dos ninhos.

Os traficantes avistaram a viatura e adentraram a uma grande reserva de mata, nas proximidades da pastagem onde estavam. Como havia uma cerca, os policiais deslocaram-se correndo ao local, o que deu tempo aos traficantes fugirem. Apesar de diligências na região, as equipes não localizaram os traficantes, porém, eles não tiveram êxito em retirar os filhotes, indicando a importância deste tipo de operação preventiva.

A escada de alumínio, um facão, uma mochila, roupas e botina dos traficantes foram apreendidos. A operação continuará até o final do período reprodutivo da espécie em dezembro, nas propriedades rurais e em bloqueios em rodovias na região com problemas de tráfico.

Operação Bocaiúva

A PMA, o Ibama e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), como no ano passado, no período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.) estão realizando operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio. Nesta primeira fase, a “Operação Bocaiúva” envolve 43 policiais e fiscais e foi iniciada na quinta-feira (12), no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista, que depois da retirada das aves, mesmo quando se apreendem, os problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.

Enquanto as equipes se distribuem em fazendas e bloqueios, os outros órgãos de segurança, como, Unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, principalmente da região com maior índice do tráfico, foram alertados para atentarem para o problema neste período.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!