Juiz determina filiação de João Dan no PDT, mas PSDB vai recorrer da decisão

Agimos com base no pedido do vereador, que preencheu, assinou e requereu a filiação no PSDB, diz advogado da sigla

Da Redação


A Justiça Eleitoral de Nova Andradina decidiu, na última terça-feira (16), pela filiação do vereador João Dan, no Partido Democrático Trabalhista, o PDT. Com a janela partidária, que permitia a troca de partido sem punição com a perda de mandato, o troca-troca foi intenso a poucas horas do dia limite para a mudança. (Confira documentos na galeria de imagens)

Leia também

|João Dan está filiado no PSDB, conforme certidão do TRE-MS

|Janela Partidária: 5 vereadores de Nova Andradina pularam a janela e estão em casa nova

 

Durante as negociações, João Dan chegou a confirmar sua permanência no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), alegando ficar no ninho por conta da amizade com o ex-prefeito Roberto Hashioka, pré-candidato à prefeitura de Nova Andradina. “O importante é trabalhar para a população, como sempre fiz, independente de partido”, disse à época.

Em um dos trechos da decisão desta terça-feira, assinada pelo juiz Robson Celeste Candelório, há a citação de que o PSDB teria agido de má fé, o que foi rebatido pelo advogado do partido, Thiago Antônio dos Santos.

“Agimos com base no pedido do vereador, que preencheu, assinou e requereu a filiação no PSDB”, aponta, ao afirmar que o parlamentar estaria usando o judiciário para uma manobra política. “Ficamos surpreendidos com essa decisão e vamos manejar um recurso cabível diante do acontecimento. Caso seja de entendimento do vereador, não faremos oposição à sua desfiliação, desde que deixe o mandato de vereador dele com o PSDB, que é o pedido de filiação que ele fez”, alega.

João Dan assinou no dia 3 de abril, último dia para trocar de partido para quem tem mandato, a sua desfiliação do PDT, que foi protocolada junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que recebeu o pedido. (Segue abaixo o requerimento assinado por João Dan).

No dia seguinte, 4 de abril, fim do prazo para quem tem mandato, ele protocolou sua ida novamente ao PDT, o que virou uma “novela”. Até ontem (16), João Dan constava como filiado no PSDB.

O Partido da Social Democracia Brasileira vai recorrer da decisão nesta quinta-feira (18), conforme destacou o advogado da sigla.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!