PSDB empossa diretório feminino, homenageia pioneira da política local e marcha unido para as eleições

O evento do PSDB Mulher homenageou as mulheres nova-andradinense e empossou as 35 membros de seu diretório e as 11 mulheres que agora compõem a Direção Executiva

Da Assessoria


Mesmo em tempo de pandemia, respeitando todos os protocolos de segurança como higienização e distanciamento social, o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB de Nova Andradina realizou uma emocionante cerimônia de posse de seu núcleo feminino, na manhã desse domingo (30).

O evento do PSDB Mulher homenageou as mulheres nova-andradinense e empossou as 35 membros de seu diretório e as 11 mulheres que agora compõem a Direção Executiva. Agora, sob o comando de Liliane Bertoldo Francisco, as tucanas saem do evento com a missão de organizar as lutas femininas, apoiar as pré-candidatas da legenda e lutarem pela volta do partido à Prefeitura Municipal da cidade.

Na abertura do ato, o presidente municipal do PSDB, Janes Lau Pini, deu as boas-vindas a todos e comemorou o fato do partido está se organizando de forma inédita na cidade. “Há poucos dias empossamos a direção da juventude, o hoje o PSDB Mulher. Hoje, as mulheres nova-andradinenses ganham mais representatividade para suas lutas. ”

Roberto Hashioka, pré-candidato a prefeito do partido, Hashioka, disse que quando a mulher está à frente do poder, os resultados sempre são positivos. “Na questão da mortadilidade infantil, educação, saúde, e principalmente quando se constituiu a rede de proteção social para atender as famílias que precisam de ajuda é sempre a mulher que se destaca, pela sua sensibilidade e por ter a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo”, destacou.

 Roberto Hashioka, pré-candidato a prefeito do partido - Foto: Divulgação

Por sua vez, Mara Caseiro, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e também presidente do PSDB Mulher estadual fez um balanço da atuação feminina no partido e nas instâncias de poder no Brasil. “Depois de pouco mais de 80 anos de conquista do voto feminino, ainda somos 14% da representatividade política no Brasil. Uma sociedade que tem apenas isso de mulheres ocupando cargos de poder sendo quase 52% da população não pode ser justa, e precisamos mudar isso”. Segundo Mara, a mulher tem que estar na política para ser protagonista e fazer a diferença, porque este é o momento em que todas as pessoas que estão colocando seus nomes para concorrerem a um cargo público, principalmente as mulheres, é preciso, segundo ela, saber ouvir e saber traduzir a voz que vem do povo. Ela ainda destacou as principais bandeiras carregadas pela ala feminina tucana tem como base o planejamento urbano, as cidades conectadas a educação, a saúde, a segurança, e, principalmente, a democracia e a transparência. “Vamos ser fortes, aguerridas e, acima tudo mulheres de coragem. Vamos entrar na política, pois esse espaço também é nosso e precisa de nossa contribuição”, finalizou.

A ex-deputada estadual do PSDB, Dione Hashioka, falou da importância da participação das mulheres na política. “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram para a política, muda a política”, disse Dione.

Em seu discurso, Liliane Bertoldo Francisco, eleita presidente da primeira direção do PSDB Mulher de Nova Andradina, agradeceu o empenho de todas, apresentou todo o diretório e conclamou todas à luta. “Temos muito trabalho pela frente. Estou honrada de fazer parte deste diretório. Somos mulheres que fazem história, temos serviços prestados, avançamos muito e vamos muito além. Obrigada a todos que estão conosco”, comemorou Liliane.

Presidente de honra é figura histórica na cidade

Luiz Trotta Abrão, Dione Hashioka e Mara Caseiro - Foto: Divulgação

Ao final do evento, o partido abonou a filiação da senhora Luiza Trotta Abrão, primeira vereadora de Nova Andradina. A nova filiada foi aclamada como Presidente de Honra do PSDB mulher.

Nascida no ano de 1929, no dia 1º de dezembro, dona Luiza foi casada com Nacim Abrão, conhecido na cidade como Capitão Inácio. Pioneiros, o casal chegou a Nova Andradina no ano de 1954. Aqui, foi uma das fundadoras do Lions Club e também atuou nos cursilhos da igreja católica e na Liga Feminina da Loja Maçônica.

Em 1972, a convite de Sidney Sanches, se candidata a vereadora e, vencedora, ocupa o cargo até 1975, com grande desenvoltura e competência. Foi a primeira mulher a exercer o mandato parlamentar em nosso município. Hoje, próximo de completar 91 anos de idade, do Luiza Trota Abrão continua a fazer a diferença com seus trabalhos manuais, e por mensagens como a deixada ao final do encontro: “A mulher tem uma grande força. Por isso, não deixe ninguém duvidar ou tirar essa força de vocês. Lutem, como eu lutei”.

Evento aconteceu neste domingo (30), em Nova Andradina - Foto: Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!