PRF registra aumento de mais de 183% nas apreensões de drogas na região fronteiriça do Brasil

O número representa a variação quando comparadas as apreensões de 2019 e 2020 e demonstra eficiência das ações planejadas e qualificadas por inteligência policial para o combate ao crime nas rotas de entrada do tráfico no modal rodoviário

Da Redação


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou um aumentou de mais de 183% nas apreensões de drogas na região fronteiriça do Brasil. O aumento significa que até novembro foram retiradas de circulação 360 toneladas de entorpecentes a mais do que o registrado em todo o ano de 2019.

Apenas em 2020, a atuação da PRF nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grasso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina gerou um prejuízo estimado de R$ 1,17 bilhão ao crime organizado.

Entre janeiro e novembro de 2020, foram apreendidas 553 toneladas de maconha e 17,9 toneladas de cocaína nas ações de enfrentamento ao narcotráfico nas fronteiras; 2.813 pessoas foram detidas. No mesmo período de 2019, foram apreendidas 194 toneladas de maconha e 15,5 toneladas de cocaína, resultando na prisão de 1.511 pessoas.

O aumento de 183% no total das apreensões é resultado do investimento da PRF na qualificação dos policiais, no emprego de inteligência policial e tecnologia, conferindo maior qualidade às informações e permitindo maior assertividade nas tomadas de decisões em campo. Ainda, a utilização de cães farejadores, o uso de modernos equipamentos e a articulação com outras forças policiais refletem diretamente nos números de apreensões da instituição.

Os traficantes utilizam diversas rotas para tentar entrar no Brasil, tornando os estados de fronteira um corredor de passagem de drogas, vindo de países da América do Sul, como Bolívia, Colômbia, Peru e Paraguai. Com o reforço no policiamento nessa região, e em outros pontos estratégicos, a PRF vem alcançando o objetivo de cada vez mais estrangular a logística das organizações criminosas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!