Vídeo: Jovem de 17 anos da cidade de Batayporã é internado com covid-19 em Nova Andradina

A confirmação foi do coordenador da Cogecom durante live ontem a noite

Da Redação


Novas variantes da covid-19 atingem os mais jovens com mais agressividade e tira o mito de que crianças e adolescentes são, em sua maioria, assintomáticos e que não ficam com sequelas após contaminação pelo novo coronavírus, isto está ficando distante da realidade atual. 

Em Nova Andradina, duas pessoas jovens, de 26 anos, sem comorbidades morreram devido ao vírus e muitas crianças e adolescentes estão contaminados com a doença.

Durante live no Facebook nesta segunda-feira (24), o coordenador da Cogecom (Coordenadoria Geral de Comunicação) da Prefeitura de Nova Andradina, Vicente Lichoti, direto da frente do Hospital Cassems, divulgou que um adolescente, de 17 anos, deu entrada no Hospital Regional com covid-19. Segundo Lichoti, o jovem seria morador da cidade de Batayporã.  

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 26% dos grupos de infecções investigados estão ligados as escolas, onde propaga a maior contaminação entre os jovens e adolescentes que acabam levando para suas casas e infectando os familiares. As novas cepas já fazem com que mais de 20% dos casos sejam em pessoas jovens e fora do grupo de risco.

"O vírus está criando chaves para facilitar o contágio e causar mais gravidade e letalidade", frisa a OMS.

 

"Isso nos coloca numa situação pior do que estávamos há uns meses atrás", assinala. O controle da pandemia depende de vacinar rapidamente toda a população. "Se isso não acontece com urgência, vai se criando condições para o surgimento de novas cepas, inclusive que podem vir a ser resistentes à vacina", pontua a Organização Mundial da Saúde.

O Jornal da Nova apurou junto a Prefeitura de Nova Andradina se haveria novos decretos ou restrições. A resposta foi de que seguiria o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que indica o funcionamento de atividades econômicas.

“Pelo quadro que se encontra Nova Andradina, creio que vamos subir para a bandeira cinza”, aponta membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Hoje a Cidade Sorriso se encontra na bandeira vermelha, mas pode cair para a bandeira cinza, que significa risco extremo de contaminação.

Para essa definição, são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva), quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução ou aumento da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução ou não de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa “Prosseguir” foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!