Homem de 42 anos é autuado por maus tratos ao abandonar cavalo debilitado

Da Redação


Uma equipe de policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana recebeu denúncia de uma equipe da Vigilância Sanitária do município de Anastácio, sobre uma ocorrência de maus tratos a um cavalo. Os denunciantes comunicaram que o animal estava caído ao solo, em um terreno no Jardim Campanário, não conseguia andar e possivelmente estaria doente.

A equipe da PMA foi ao local, confirmou a denúncia e verificou que o cavalo se encontrava exposto ao sol, sem alimento, água, muito debilitado e apresentava ferimentos na região dos olhos. Ele recebeu atendimento do médico veterinário, contudo, não resistiu e acabou em óbito. Os policiais não conseguiram localizar o proprietário do animal no dia 30 de junho. De qualquer forma, a equipe conseguiu a informação de quem era e realizou diligências para localizá-lo, porém, sem êxito.

No dia (1º), o infrator, de 42 anos, residente em Anastácio, apresentou-se ao quartel da PMA em Aquidauana e afirmou que cria nove cavalos, os quais se alimentam em terrenos baldios e áreas com pastos próximas à cidade. Disse ainda, que o cavalo havia brigado com outro e como estava debilitado e doente não conseguiu mais se levantar.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio pelo abandono do cavalo e responderá por crime ambiental de maus tratos a animais. A pena é de três meses a um ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1,5 mil pela equipe da PMA.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!