Vídeo: Fogo em terreno queima cabine de veículo em Nova Andradina

Só ontem em Nova Andradina foram registrados cinco focos de incêndio

Luis Gustavo, Da Redação


O incêndio para limpeza de um terreno baldio acabou queimando também a cabine de um veículo, na manhã desta quinta-feira (19), na rua Massayuki Azuma, no Jardim Imperial. Só nesta quarta-feira (18), em Nova Andradina, foram registrados cinco focos de incêndio.

Segundo apurou a reportagem do Jornal da Nova, o proprietário do terreno contratou alguém para a limpeza do local e o trabalhador ateou fogo, sendo que as chamas se epalharam e acabaram incendiando a cabine de um veículo que estava próximo.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater o fogo, mas a cabine ficou completamente destruída.

A Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605, prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.

Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

 

A causa mais frequente nos focos de incêndio em vegetação, amontoado de lixo e amontoado de madeira é o ato incendiário por atuação humana, ou seja, pessoas que utilizam a ação do fogo para a limpeza de terrenos e/ou pastagens.

 

No Estado, a fiscalização das queimadas urbanas é feita pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em parceria com as prefeituras municipais.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de MS vem promovendo um intenso trabalho de fiscalização durante esta época do ano, visando coibir as queimadas urbanas na cidade. A maioria dos registros ocorre principalmente entre os meses de julho e setembro, que são considerados os mais críticos em relação ao período de estiagem e a baixa umidade associada ao calor intenso.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!