Conteúdo médico de qualidade para combater a desinformação

Responsabilidade com conteúdo digital evita também confiança em “dietas milagrosas” sem fundamento científico

Da Redação


A forma com a qual as pessoas lidam com a saúde pode ser guiada, em grande parte, pelos conteúdos que são divulgados nas principais mídias e veículos de comunicação. As famosas “dietas milagrosas”, que fizeram (e, infelizmente, ainda fazem) muito sucesso com as mulheres e os homens que se sentem inseguras com seu próprio corpo, sempre foram um dos principais destaques de revistas e até em alguns programas de televisão, a respeito de cotidiano e entretenimento. Hoje, com a internet sendo um veículo central de comunicação e interação entre empresas, informações e indivíduos, essas relações estão mudando de maneira significativa.

Esse fenômeno faz parte do chamado “marketing médico digital”, isto é, estratégias de marketing digital aplicadas ao conteúdo médico, à área da saúde, tanto para atrair pacientes para clínicas, quanto para informar a população a respeito de questões sobre saúde. Essa estratégia já está de acordo com o Conselho Federal de Medicina, que desenvolveu um manual de publicidade médica, para que os profissionais de marketing tenham um guia para trabalhar com ética nas estratégias online. O trabalho aqui vai além de apenas angariar “clientes”, como dita a área de marketing: o papel fundamental é informar a população e trabalhar como um veículo de comunicação.

A importância do conteúdo médico de qualidade

Você, com certeza, já ouviu falar de pessoas que acreditam fielmente em uma informação e nem sequer checam as fontes para saber se era verdade ou não. Uma pesquisa feita por estudantes de medicina da Universidade Federal de São Paulo, que foi publicada em um artigo intitulado “Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública?”, revelou que 76% dos internautas acreditam em informações encontradas em buscadores como o Google – principalmente, se elas vêm de especialistas. 

Uma dieta milagrosa, sem fundamento científico, pode levar à piora da saúde de diversas pessoas, tanto saúde física, quanto saúde mental – publicada na internet, as chances de isso acontecer são ainda maiores. Se você é um médico, nutricionista ou mesmo psicólogo, que lida especialmente com emagrecimento, é sempre importante ressaltar em suas mídias que a saúde vem em primeiro lugar – e suplementos podem ajudar na hora de emagrecer, aliados aos exercícios físicos, à alimentação balanceada e ao acompanhamento médico profissional.

Por isso, a importância de divulgar um conteúdo médico de qualidade faz toda a diferença, para que essas pessoas estejam bem informadas e, principalmente, que procurem ajuda médica e profissional quando realmente estiverem passando por problemas. É muito importante evitar falar de receitas milagrosas para a perda de peso, ou mesmo evitar medicar pacientes que você sequer atendeu em seu consultório particular (online ou presencial). 

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