PMA de Anaurilândia e Bombeiros de Bataguassu resgatam anta de 250 kg de lagoa de tratamento de esgoto

Da Redação


A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Anaurilândia foi acionada por funcionários da empresa de saneamento básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) na sexta-feira (10), às 12h30, em razão de que um animal da espécie anta (Tapirus terrestris) havia caído em uma lagoa da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do município e não conseguia sair. Os militares de Anaurilândia acionaram os Bombeiros Militares de Bataguassu e foram ao local e iniciaram o planejamento para a retirada, tendo em vista que a lagoa era de grande porte e profunda.

As equipes verificaram que a anta, um macho de aproximadamente 250 quilos, não conseguia sair da lagoa devido a manta impermeabilizante que era escorregadia, fato que a deixava muito estressada e cansada.  Foi necessário, então, usar um barco para poder laçar o animal, para puxá-lo para fora com cordas. Às 19h, depois de mais de cinco horas de manuseio e muita paciência, para evitar ferimentos ou acidentes, a PMA e os Bombeiros Militare, com ajuda dos funcionários da empresa conseguiram retirar a anta da lagoa.

O animal não apresentava ferimentos e foi reinserido em seu habitat natural, em uma densa área de mata nas proximidades do local. A empresa foi orientada a cercar a lagoa para evitar novos acidentes.

 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!