Como saber se o seu WIFI foi hackeado?

Da Redação


Quem está constantemente na internet sabe que há vários riscos vindo de parte dos hackers. Você pode acabar baixando programas em seu computador que afetam seus arquivos, máquinas e até o roteador wireless da sua casa. Isso porque todos seus aparelhos quando conectados por wifi ou cabo de rede convergem entre si.

Para evitar que maiores danos aconteçam com você, preparamos algumas dicas para que você identifique quando o seu roteador já foi comprometido com ataque hacker, e ainda dizemos o que você pode fazer para resolver.

Sinais de que alguém invadiu seu roteador

Existem muitos sinais de um possível hack do roteador que pode levantar uma bandeira vermelha. Alguns são gerais e podem se aplicar a outros problemas relacionados ao roteador. Outros são um sinal mais claro, como poderá ver a seguir.

Você não consegue fazer login no seu roteador

Você deve se preocupar com um possível hack se não conseguir fazer login no seu roteador ou gateway sem fio. Normalmente, os roteadores são fornecidos com credenciais de login padrão que você pode usar para acessar as configurações. Você deve alterar essas credenciais durante o processo de configuração inicial (mas nem todo mundo faz).

No entanto, se você não conseguir fazer login no roteador usando as credenciais que criou, existe a possibilidade de que ele tenha sido hackeado. Alguém pode ter descoberto as credenciais, conectado e alterado a senha para bloqueá-lo. Depois disso, um hacker tem rédea solta para alterar configurações adicionais e trazer problemas para a sua vida.

Problemas com o firmware do seu roteador também podem causar problemas de login, e se sua rede está se comportando normalmente, mas você simplesmente não consegue fazer login, provavelmente não está comprometida. Em qualquer caso, você precisará reiniciar o dispositivo para consertá-lo.

Ação imediata: Reinicialize seu roteador.

Todos os navegadores de internet levam ao mesmo site

O sequestro de navegador é um sinal claro de que você tem um roteador ou gateway sem fio hackeado.

Nesse caso, um hacker se conectou ao seu roteador e alterou as configurações do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) - o sistema que combina os endereços IP numéricos com seus domínios da web.

Ao fazer isso, o hacker pode redirecionar todo o tráfego da Internet através do seu roteador para um servidor DNS malicioso. Este servidor irá bloquear você em sites específicos que podem roubar suas informações e instalar software malicioso em cada dispositivo conectado à Internet que você possui. Há várias formas de você evitar esse problema, sendo a principal que recomendamos é sempre use VPN no chrome ou qualquer navegador que você use. Dessa forma, evitará ataques de hackers pois eles não saberão o endereço que você está acessando a internet.

Mas caso você já tenha sido vítima, recomendamos o seguinte:

Ação imediata: Faça login no roteador e altere as configurações de DNS e a senha. Se você não conseguir fazer login, reinicie o roteador. Você também deve verificar todos os dispositivos com um software antivírus para se certificar de que não há nada em seus dispositivos que esteja sequestrando seu navegador.

Há software estranho em mais de um dispositivo

Se você vir um software novo e desconhecido em mais de um dispositivo, especialmente se você não o baixou intencionalmente, há uma boa chance de que alguém hackeou seu roteador e instalou remotamente malware em seus dispositivos.

O software estranho e não convidado inclui barras de ferramentas do navegador, clientes de antivírus falsos e outros programas que irão gerar pop-ups aleatórios na tela ou no navegador.

Se você tiver vários computadores, é provável que este software indesejado esteja em todos eles. O malware pode se replicar em um único dispositivo e se espalhar por conexões com e sem fio, da mesma forma que um vírus se espalha de pessoa para pessoa.

Ação imediata: Faça login no roteador e altere a senha. Se você não conseguir fazer login, reinicie o roteador. Depois, certifique-se de que seu roteador tenha o firmware mais recente. Certifique-se de desinstalar o software estranho do (s) seu (s) dispositivo (s) e executar um cliente antivírus.

Dica profissional:

Quando deixadas sem supervisão, as crianças podem baixar o software sem perceber totalmente as possíveis consequências. Este cenário é onde as ferramentas parentais são um grande recurso.

Você recebe uma mensagem de ransomware

Mensagens de ransomware são um bom sinal de que você tem um roteador hackeado. Esses invasores podem assumir o controle do roteador e exigir dinheiro em troca de sua liberação. A mensagem pode aparecer na forma de um e-mail, mensagem instantânea, texto ou um pop-up gerado por um software não convidado instalado em seu dispositivo.

Ação imediata: reinicie seu roteador e não pague um centavo. Certifique-se de criar uma senha exclusiva que os hackers não conseguem adivinhar.

Dica profissional:

Phishing é outra maneira baseada em e-mail de invadir seu roteador. A mensagem pode parecer ter sido enviada por seu provedor de Internet informando que um hacker comprometeu seu roteador e que você deve clicar no link fornecido para resolver o problema. A página da Web resultante pode então fazer login no roteador usando as credenciais padrão, se você nunca as alterou. Nunca clique em links em e-mails de fontes desconhecidas.

Você vê dispositivos não reconhecidos na sua rede

Você pode ver uma lista de dispositivos que acessam sua rede doméstica ou de escritório usando a interface da web do roteador ou um aplicativo móvel compatível. Por exemplo, a interface Linksys Smart Wi-Fi fornece um mapa de rede - basta clicar em um dispositivo para ver seu endereço atribuído.

Quando você olha para o mapa, todos os dispositivos locais têm uma derivação do endereço IP privado do roteador. Se o endereço do seu roteador for 192.168.1.1, por exemplo, todos os endereços de dispositivo devem começar com 192.168.1.

No entanto, um dispositivo com acesso remoto ao roteador não terá um endereço que corresponda aos três primeiros números do endereço privado do roteador.

Ação imediata: expulse o (s) dispositivo (s) desconhecido (s) de sua rede e altere a senha. Desative o acesso remoto se você nunca planeja usá-lo.

Você não consegue controlar seu dispositivo

Se você está sentado na frente do seu computador assistindo alguém invisível mover o mouse e acessar suas informações bancárias, você definitivamente tem um roteador hackeado.

Nesse cenário, o hacker tem acesso remoto ao seu dispositivo e pode abrir qualquer arquivo ou conta online usando as senhas que você armazena no sistema operacional ou navegador.

Ação imediata: desconecte seus dispositivos e desconecte o roteador do seu modem. Depois disso, reinicie o seu roteador.

As velocidades da sua internet são mais lentas do que os caracóis

Velocidades lentas de internet a cabo são típicas em horários de pico, quando vários dispositivos transmitem conteúdo simultaneamente ou quando seu provedor de internet tem problemas de rede. Mas se você estiver enfrentando velocidades extremamente lentas junto com outros sintomas nesta lista, é provável que você tenha um roteador hackeado.

Sua velocidade pode ser lenta porque o hacker está usando toda a sua largura de banda para atividades de botnet, distribuindo malware para outras redes, conexões remotas para seus dispositivos, criptojacking e pegando carona na Internet em geral.

Ação imediata: Se você acha que alguém invadiu seu roteador, tente alterar a senha. Se não puder, reinicie o roteador.

Conclusão

Vimos que há várias formas de hackers  invadirem seu roteador e acessar seus dispositivos. Portanto, é essencial estar bem preparado e com as defesas em dia.

Atente-se sempre a qualquer sinal de nossa lista, pois as consequências de uma invasão podem ser catastróficas, ainda mais quando falamos de dados bancários, que é onde os hackers mais tem interesse.

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