UCP de Pedro Juan Caballero recebe nova turma de medicina

Com auditório lotado “calouros” foram acolhidos pela direção e reitoria da UCP em Pedro Juan Caballero

Da Assessoria


Com o auditório do Centro Tecnológico lotado, a direção e a reitoria da Universidade Central do Paraguai (UCP), deram as “boas vindas” para os novos alunos que iniciaram os estudos de medicina na instituição. A cerimônia contou com a presença do diretor interino da UCP, Alisson Marengoni, a integrante do departamento de atenção ao aluno, Romy Rocha, a secretária acadêmica Alba Monges e o criador do curso na fronteira, Karlos Bernardo, falaram aos presentes sobre como funciona a faculdade, sobre os direitos e deveres dos estudantes e deram uma visão geral sobre a forma de que cada um deve ser portar durante o período do curso.

O diretor interino Alisson Marengoni, o Delluca deu as boas-vindas aos acadêmicos e disse que a UCP recebe a todos com a melhor estrutura educacional de ensino superior do Paraguai e que existe grande equipe preparada para acolher aqueles que deixaram seus lares em busca de conhecimento. “Estamos preparados para ajudar todos vocês na realização do sonho de cada um e sei das dificuldades que irão enfrentar nos próximos anos e conte com a UCP para que este sonho se transforme em realidade”, disse Delluca.

Já o criador do curso de medicina da UCP em Pedro Juan Caballero, Karlos Bernardo fez seu discurso falando da importância do universitário se manter focado nos estudos, pois a carreira de medicina exige dedicação, sacrifício e de abdicar de muitas coisas que principalmente os jovens, gostariam de estar “curtindo”, mas que terão que optar pelo estudo, pela pesquisa e pelo constante aprendizado.

 Karlos Bernardo, criador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero fala aos calouros - Foto: Divulgação

“Não pensem que vocês terão o diploma sem estudar, sem dedicação, sem esforço. Aqui o suor e a lagrima fazem parte do dia-a-dia do estudante de medicina. Mas a recompensa virá para aqueles que se aplicarem. Sejam os melhores alunos possíveis e serão os melhores profissionais possíveis. Oferecemos para vocês todas as condições de concluírem o curso de forma de que quando voltarem para suas cidades possam exercer a profissão, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida daqueles se procurem por vocês nas clínicas, nos laboratórios e hospitais onde estiveram atendendo. Tomem cuidado com as pessoas que se aproximam de vocês e escolham os bons para caminhar ao seu lado. Sejam bem vindos e sejam felizes na UCP”, disse Karlos Bernardo.

Ao final uma palestra com a psicóloga Tássia Brito, que falou sobre os problemas que os estudantes podem enfrentar durante a realização de uma graduação. “Muitos universitários passam por dificuldade de adaptação por estarem longe da família, morando em outro país e pressionados por ter que apresentar resultados dentro da academia e também para seus familiares e para a sociedade e isso as vezes acaba sobrecarregando os alunos e disparando gatilhos que ativam patologias como a depressão, por exemplo. Por isso estamos sempre vigilantes e a disposição daqueles que precisam”, disse ela.

A UCP tem um departamento com profissionais de psicologia para atender os alunos em suas dificuldades. O atendimento em período integral e nos últimos meses antes da pandemia cerca de 120 alunos procurava ajuda psicológica. “Ansiedade é o maior problema que eles apresentam, já que há uma dificuldade de adaptação ao curso, a cultura e distancia da família”, disse Jéssica Carine Luiz, coordenadora do Departamento de Bem Estar Estudantil da UCP.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!